segunda-feira, 12 de maio de 2014

CAXIAS DO SUL - DIA 01

Semana passada fiz uma viagem que estava ensaiando há tempos: fui visitar um casal de amigos em Caxias do Sul. Nós estudamos juntos na escola (os três) e depois que eles se casaram, acabaram se mudando para o Sul do país. Nos vemos com frequência, porque eles estão sempre aparecendo por aqui, mas eu queria mesmo era visitar o cantinho deles e, de quebra, conhecer a Serra Gaúcha.
fazendo as malas
Antes de começar, gostaria de dizer que há muitos anos eu não fazia uma viagem de avião interna no país. E o fator é muito simples, e acho que todo mundo sabe: é muito mais barato viajar para fora do que visitar o Brasil. Para que vocês tenham uma idéia, uma passagem aérea para a Argentina é mais barata do que uma passagem aérea para Caxias... Mas, deixando a parte financeira de lado, vamos inaugurar o primeiro post da viagem, com dicas bacanudas para quem estiver a fim de visitar a Serra Gaúcha.
Sampa lá de cima
Caxias a noite
Saí de São Paulo na quinta-feira, dia 01/05, bem cedinho e 1:10hs depois, já estava no aeroporto minúsculo de Caxias do Sul. O tempo estava péssimo, muito frio, chovendo, de modo que resolvemos passar o dia em Caxias mesmo. Ah, como era feriado, estava tudo fechado e foi bem difícil achar o que fazer, mas deu tudo certo. Fizemos um tour rápido pela cidade, que estava com paisagem já outonal, com árvores avermelhadas e folhas começando a cair. A população local já estava retirando suas roupas mais quentinhas do armário e se preparando para as baixas temperaturas que estão por vir.
Parque dos Macaquinhos
capeletti frito - aperitivo
árvores lindas por toda cidade
Almoçamos num restaurante tradicional local, bem arrumadinho e com cara de churrascaria. Pedimos galeto e, nesse momento, eu notei que come-se MUITO bem no sul do país!!! É curioso, mas todo prato vem com uma porção bem generosa de acompanhamentos, que são servidos a vontade. E o mais curioso - na minha humilde opinião -, é que macarrão na região é acompanhamento e não prato principal. E claro, sobremesa sempre inclusa!!!

Preparem-se para muito galeto, polenta de todas as espécies, macarrão recheado, bolinhos de queijo e outras friturinhas, sopa de capeletti, suco de uva local, ambrosia, sagú e outras iguarias. Se a sua idéia é manter o peso, não recomendo o tour gaúcho, rs!!! Esse post não tem muita foto de comida porque no primeiro dia eu estava tímida, mas o próximo será delicioso, aguardem!
tomando Canha no Paiol
aqui, o lugar já bem cheio e rolando música ao vivo
Ainda na vibe da comilança e querendo conhecer locais típicos, a noite seguimos para o Paiol, espaço nativo com música típica ao vivo, rodas de dança, iguarias locais e todos vestidos de bombacha, camisa, lenço, chapéu e bota, com trajes bem típicos da região. É bacana porque o público é bem diversificado, filhos, pais, avós, todos frequentam o local, dançam, curtem e comem muito, rs!!!
foto by Google
Curioso também, e acho que principalmente para uma paulistana, é que eles almoçam e jantam muito cedo (11:30hs e 18:30hs). E acho que isso se deve ao fato de que a comida local, apesar de deliciosa, ser muito pesada, então é bacana dar um tempo antes de dormir. E claro, tem que tomar muito mate, porque ajuda muito na digestão. Bem, esse foi o meu primeiro dia e o post já está imenso.

Vou preparar outro post com fotos e detalhes do meu segundo dia, quando fui visitar uma vinícola em Bento Gonçalves, cidade vizinha e, claro, comer mais, rs!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário