quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

FILME - A GRANDE APOSTA

Sim, faz tempo que eu não falo de filmes por aqui, faz tempo que eu ando muito preguiçosa para ficar 2 horas em frente à TV ou Ipad assistindo a alguma coisa contínua. Eu ando pedindo por algo mais dinâmico ultimamente e assistindo a muitas séries. Essa semana mesmo eu falei sobre uma delas a vocês. Pois bem, há pouco tempo assisti ao filme A Grande Aposta, que conta com um elenco super estrelado e bonitão, a saber: Brad Pitt, Ryan Gosling, Steve Carell, Christian Bale e até uma pontinha da Marisa Tomei. Quero dizer que todos estão muito bem, mas o Christian Bale está absolutamente impagável!!!

Apesar do elenco ter me atraído e de ele ter chamado atenção no ano passado quando estreou, confesso que a sinopse não é das mais atrativas para quem, assim como eu, não entende nada de economia e não consegue acompanhar o tempo todo as transações e o raciocínio do pessoal. No mais, pelo fato de se tratar de um caso real e recente, a leitura dos jornais da época rememoraram a minha cabeça. 

O que acontece, em poucas palavras e na visão de um leigo - eu! - é que a economia americana até meados de 2008, era baseada na hipoteca, no mercado imobiliário - não sei dizer se isso mudou. No entendimento dos economistas, a situação do país poderia estar do jeito que fosse, mas as pessoas nunca parariam de pagar as hipotecas porque, afinal, é a própria residência que está em jogo. E esse raciocínio é, na verdade, muito bom, porque não há precedentes em sentido contrário e o mercado imobiliário é muito sólido.

Só que, em meados de 2006, um fulano chamado Michael Burry (Bale), que é um gênio excêntrico e dono de uma empresa de investimentos, baseado em um rápido estudo, percebe que a coisa não vai se manter dessa forma por muito tempo e o povo vai começar a deixar de pagar suas hipotecas, abrindo um enorme rombo na economia. 

Então, ele decide investir uma grana preta em um fundo que aposta na quebra do sistema imobiliário americano. Ninguém acredita nele, nem as pessoas que estão ao seu lado, mas ele consegue os investimentos. Só que há um outro maluco, Jared Vennet (Gosling) do Deutch Bank que percebe uma oportunidade nesse raciocínio e também resolve apostar, só que como ele não tem cacife, a oferece aos seus clientes.

Um dois clientes é Mark Baum (Carell), dono de uma corretora, cara super pessimista, com zilhões de problemas pessoais, e que compra a aposta. Por fim, e na terceira linha de frente, estão dois jovens investidores, super gênios, que estão iniciando agora no mercado, mas têm o experiente Ben Rickert (Pitt) lhes auxiliando. Todos os 3 "malucos" decidem apostar tudo contra a própria economia americana. 

E o filme vai se desenrolando dessa forma, com muita adrenalina e sempre acompanhando o mercado imobiliário que, a exemplo do quanto premeditado por Burry, vai realmente declinando. E aí, será que eles ficarão ricos, será que não, o governo dará um jeito, os dados são confiáveis...? Muito bem, não vou dar spoillers, assistam ao filme, que é bem legal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário