quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

PROJETO 400 REAIS E NADA MAIS


saudades do Ozzy!

Eu gostaria de voltar lá para o comecinho do blog e contar quantos projetos de economia doméstica eu já iniciei desde que esse espacinho existe. O pior de tudo é que todos eles fracassaram! Sou uma pessoa que consome mais do que ganha e sou uma pessoa que não consegue controlar os próprios gastos. Hoje eu posso dizer que melhorei muito, que não sou mais tão impulsiva, que consigo me controlar melhor do que há 1 ano atrás, por exemplo. 

Eu não desconto mais as minhas frustrações nas compras. Mas, ainda assim, eu tenho dívidas que não consigo saldar, porque contraio outras nesse meio tempo. Os meus gastos fixos são elevados e eu não consigo sair desse buraco. Sinto que estou cada vez mais afundada em dívidas e que 2017 TERÁ QUE SER o ano da virada desse quadro.
Acho que um novo projeto pode ser iniciado a qualquer momento, mas o início de um novo ano nos traz aquela sensação de esperança renovada e eu me sinto com mais força para começar e buscar alcançar um novo objetivo, que vai ser saldar as dívidas e conseguir ficar com a conta azul. E para tanto, estou tomando algumas medidas. Abaixo, um resumo:
1.     Estou descadastrando dos meus e-mails todas as lojas que ficam enviando diariamente propagandas com ofertas, lançamentos e afins. Eu sempre acabo dando uma olhadinha e vez ou outra compro alguma coisa.
2.     Estou me desligando da assinatura mensal de revistas. Eu nem estou tendo tempo de ler revistas e não preciso delas. Para que vocês tenham uma idéia, estou com uma pilha amontoada no meu armário, ocupando espaço e já nem sei mais se quero ler. Eu descobri praticamente ontem que a Daniela Falcão não é mais diretora da Vogue!!! E além de economizar com a assinatura, eu deixou de almejar produtinhos que são anunciados.
3.     Próxima decisão: deixar o cartão de crédito em casa e usar apenas din din. Eu nunca fiz isso e sei que será um desafio e tanto. Mas, a verdade é que cartão de crédito gera um descontrole, por mais que eu anote tudo o que gasto.
4.     E como nada adianta usar dinheiro vivo e sair por aí gastando a rodo, eu também resolvi estabelecer o limite de R$ 100/semana. Eu sei que é drástico – ao menos para mim -, mas eu quero saldar minhas dívidas e quero viajar. Então, não posso ficar sem comprar nada, porque preciso de coisas – compras englobam supermercado, farmácia e outras coisas necessárias, não só roupas e maquiagem – mas tenho que resolver minha vida. Se eu conseguir, pelos próximos 6 meses, gastar apenas, ou em torno, de R$ 400/mês com essas compras necessárias - evitando-se os supérfluos -, eu vou dar cabo de organizar a minha vida.
5.     Existem duas colegas do trabalho que entraram no jogo e eu acho que isso vai ser ótimo porque uma vai incentivar a outra para que todas consigam atingir o objetivo.
Claro que nada é tão simples. Economizar dinheiro e saldar as dívidas não é uma receita de bolo como pregam os livros e aqueles blogs de economia. Essas coisas nunca funcionaram comigo. É um exercício diário e eu bem sei disso. Vou ter que me esforçar para fazer dar certo e também vou ter que planejar. Por exemplo, na primeira semana em que decidi me envolver nesse projeto (do dia 05/12 a 11/12 – também conhecida como semana passada, rs!), eu havia combinado de comer sushi com as amigas e também havia marcado pedicure. Então, eu acabei ultrapassando a meta em R$ 11,98 e no finde, acabei ficando com o Netflix mesmo.

Claro que haverão emergências e imprevistos. Um resfriado, por exemplo, que demande a compra de medicamentos, sei lá... mas a meta mais adiante é criar um fundo de emergências – coisa que eu não estou em condições de fazer agora – para lidar com essas situações. E lógico, vou ter também que me desligar daquelas situações tentadoras, que eu chamo de “oportunidade”.... E é isso. Vamos ver no que vai dar. Oremos, rs!!!! Eu mudei o nome do projeto e vou mantendo vocês atualizados, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário