sábado, 28 de dezembro de 2013

SANTIAGO - CONCHA Y TORO

Faz um tempinho que eu não falo sobre o Chile por aqui. Como eu já disse, fui para o Chile duas vezes e nessa segunda vez, eu procurei visitar lugares que não havia estado na primeira. Mas, alguns deles são inevitáveis, como o centrão, os Cerros e, é claro, a Vinícola Concha y Toro! Ah, que lugar delicioso! Eu confesso que sou absolutamente anti-city tours e qualquer coisa que me prive da liberdade de ficar andando por aí e explorando lugares. Não curto aqueles destinos "pega turista", mas visitar a Concha y Toro é um passeio absolutamente turístico e eu amo!
entrada
mais um tiquinho
Primeiro, melhor explicar como faz para chegar lá. A verdade é que existem duas formas, a mais barata e trabalhosa e a mais cara e confortável. Nas duas vezes que fui, preferi a mais cara e confortável. Pela primeira, você pega o metrozão e vai até a estação Las Mercedes, linha azul. De lá, você vai ter que pegar um táxi até a vinícola. O trecho levará, aproximadamente 1:45h e você vai gastar algo em torno de R$ 35,00 ida e volta. O jeito mais caro e confortável é contratar um transfer que te pega no hotel e te deixa dentro da vinícola, fazendo a mesma coisa na volta. Eu contratei do Brasil, mas você pode contratar pelo hotel mesmo ou pelas agências espalhadas pelo Centro. Paguei R$ 140,00 com o passeio incluso. 
eu!
jardins maravilhosos
mais um pouquinho
Bem, aí, existem 3 tipos de tour por lá, podendo ser em inglês ou espanhol - os guias falam um portunhol ótimo, portanto, não se preocupem! Ah, e se você está indo por conta própria, é importante agendar o tour antes de ir pra lá. O site é super completo e tem todas as informações. Eu fiz o tour tradicional, que tem aproximadamente 1 hora de duração e direito a 3 degustações de vinho - sim, você sai de lá calibrado!!! O tour começa pelos jardins do lugar, que é uma propriedade imensa pertencente à família do Don Melchior Concha y Toro. Não vou contar toda a história, senão perde a graça, mas a esposa do Don melchior mandou construir esse jardim imenso porque ela não queria ver as plantações de uva. E nesse jardim há todo tipo de plantas e até espécies super raras. 
casa do Dom Melchior
de outro ângulo
Mais adiante, o guia nos leva até a casa do Dom Melchior, um casarão imenso construído no final do séc. XIX. Infelizmente, não é possível entrar na casa, mas dá para ter uma boa idéia da beleza do lugar por fora. O guia conta super bem a história da família, da vinícola... vale super a pena. Em seguida, o tour passa pela plantação de uva que é uma coisa imeeeeeeeeeeensa!!! Quando você acha que está vendo o fim, não está!!! Fora que além das plantações, a vista atrás, com as montanhas e tudo mais, é muito linda!
plantações
outro ângulo
e mais outro
São vários tipos de uva e o guia vai explicando o gosto de cada uma, para que serve, qual o processo de colheita, de fabricação, explica sobre as cores, texturas e tudo mais. Enfim, você sai de lá bem mais culta e entendida do que quando entrou, sem dúvida. Dalí, partimos para a primeira degustação, de vinho branco. O vinho é delicioso e, claro, eles ensinam como faz para degustar, todo o processo utilizado para que a gente possa sentir os cheiros e distinguir os aromas dos vinhos. 
guia Andrés
e a pessoa ficando bem loka logo cedo
Seguimos para a parte interna, onde ficam armazenados os barris. E nesse momento, damos graças por estar entrando num local interno e climatizado, porque o calor lá fora estava insuportável! Mais uma vez, o guia nos explica a origem dos barris, do que são feitos, a temperatura necessária, tempo de armazenagem e tudo o que você sempre quis saber sobre o processo de fabricação de um vinho. Os lugares são imensos e as construções super antigas. Daí, vem a parte mais legal do tour, porque você é levada para à parte mais interna do lugar e fica "trancada" no local de armazenamento do famoso vinho Casillero del Diablo. Lá, você é submetido a uma experiência super bacana, com animação, sonoplastia e tals, contando a origem da lenda do Casillero del Diablo. É beeeeem legal!!!
parte interna
Casillero del Diablo
Casillero
e mais um pouco
Por fim, chegamos às segunda e terceira degustações, ambas de vinho tinto e claro, podemos por fim levar a taça para casa. O tour termina dentro da loja do local, onde você pode adquirir souvenires, vinhos e outras coisas bem legais. Por lá, também há um restaurante bem gostoso e paisagens maravilhosas. Resumindo: vale muuuuito a pena ir até lá. Esse tour que eu fiz é o mais simples, mas é muito legal e eu super acho que tem que dar um pulinho até lá se você for para o Chile. Esse passeio custa R$ 43,00 por pessoa, fora o transporte que eu já mencionei acima. 
última degustação
lojinha
estrago!

Nenhum comentário:

Postar um comentário