terça-feira, 10 de dezembro de 2013

SANTIAGO - CENTRÃO

arquitetura de tirar o fôlego. 
Bem, hoje vou contar a vocês mais um pouquinho sobre Santiago e dar algumas dicas boas de locais pelos quais tive a oportunidade de passar. Lembrando que, como foi a minha segunda vez na cidade, eu deixei de ir a alguns lugares e acabei explorando outros, de modo que não vou ter fotos de tudo, ok!? 

Como todo centro de cidade, há muita coisa para ser vista, tanto na parte da arquitetura, quanto na parte de monumentos, história... então, a palavra de ordem é PROGRAMAÇÃO. Pegue um mapa – no próprio aeroporto tem -, desça numa das estações de metrô que há pelo centro e ande, mas ande muito!!! Há alguns city tours que levam a essas regiões, eu mesma fiz no ano passado. Mas, posso ser sincera? Nesses passeios, você fica limitada a determinados lugares e ainda tem tempo contado. E Santiago é muito tranquilo de andar a pé, tem metrô por todos os cantos... enfim, vá por conta própria que é muito melhor!
mais um pouco do centro
arquitetura belíssima
Para não me perder, porque são muitos lugares a serem vistos, vou fazer esse post seguindo o roteiro que eu mesma fiz no dia em que fui ao Centro. Primeiramente, pegue o metrô e desça na Estação Santa Lucia, iniciando meu passeio pelo Cerro que leva o mesmo nome, cujos detalhes eu trouxe nesse post aqui. Você pode sair do Cerro e ir para a Feirinha de Artesanatos que fica em frente e é ótima para adquiri artigos de prata, lápis lázuli, ponchos e outras cositas típicas. Saiu da feirinha? Siga em direção à Estação Universidad de Chile. No local, você consegue entrar na Biblioteca Nacional, que é linda e também na Igreja de São Francisco, que é uma graça!!! Suuuper antiga, apenas o monumento mais antigo do país, construido entre 1586 e 1628. Por lá, você ainda encontra o Museu Colonial e o Convento. Vale muito a pena dar uma paradinha por lá e admirar os detalhes que são tão simples e tão lindos. 
Igrejinha de São Francisco
fachada
por dentro
detalhes

Ao lado da Igrejinha, você vai se deparar com o cruzamento das Ruas Paris e Londres, que é outro ponto turístico da cidade. É bacana para tirar fotos porque o estilo arquitetônico é bem europeu, com ruas estreitas e ladrilhadas. Confesso que acabei não tirando foto porque me deparei com uma loja Paris imensa e mejoguei nas compras! Bem, seguindo pela Rua Teatinos, você já vai começar a adentrar na parte realmente central da cidade, com um super comércio, pessoas malucas, vendedores, músicos e tudo o que uma cidade grande oferece, rs!
Centrão!
Plaza de la Constitucion. essa foto foi retirada do Google porque não tinha nenhuma
Palacio de la Moneda
Seguindo até o final, você vai chegar no Palácio de La Moneda e na Plaza de la Constitucion. O primeiro é simplesmente a sede da Presidência da República do Chile. Imaginem só a bagunça que estava por lá por conta das eleições! Dessa vez eu não tirei muitas fotos e nem liguei muito porque já havia feito um book do local na última viagem. Mas, é lindo e vale a pena. Não é visitável, mas é bacana assistir à troca da guarda que acontece dia sim dia não, sempre às 9:00hs da manhã - vale se informar. 
Plaza de Armas
expositores
e de quebra, dançarinos típicos
Já está cansado? Não desanime, ainda há muito para se ver! Faça um passeio pela Rua Ahumada, super típica e famosa por seu comércio, entre em algumas lojas, faça comprinhas e termine tomando um sorvete na Sorveteria Bravíssimo, que é parada obrigatória e de babar! Em seguida, você vai entrar na Rua 22 de Mayo (está acompanhando o mapa, rs???!) e chegar na Plaza de Armas, o lugar mais típico da cidade. 

Neste local, você consegue ter acesso a várias atrações e obter algumas das mais belas fotos da viagem. Trata-se de uma praça, em formato quadrado, super bonita e bem cuidada, onde os santiaguinos expõem obras, mostram um pouco de sua cultura, ou apenas relaxam, leem jornais .... enfim, é um local onde você poderá ter contato direto com a história da cidade. Ainda, é lá que você vai encontrar a Catedral Metropolitana, uma das igrejas mais lindas que já tive a oportunidade de entrar e cuja construção começou em 1748 e terminou em 1800. Houve algumas alterações em virtude de terremotos que assolaram a cidade, mas ela continua linda demais.  
Catedral
por dentro
Outro edifício lindo do Centrão é o do Correio, localizado ao lado do Palacio de la Real Audiencia de Santiago – que também é maravilhoso. Todos esses prédios datam do século XIX e mesmo que não possam ser visitados, valem muitas fotos. Ainda na Plaza de Armas, há outros edifícios históricos muito lindos e que valem um reparo. Aliás, eu acho que essa praça é um lugar para se chegar e ficar, sem pressa. Sente num banquinho, tome um sorvete (mais um???) e use um tempo admirando a paisagem.
Correio e Palácio de La Real Audiencia
amo esse contraste entre o novo e o velho
Daí, eu saí flanando pelo Centro, andei à beça, terminei o dia com muitas bolhas e morrendo de cansaço, porque estava um calorão! Se der tempo (pra mim não deu), recomendo fazer uma visita ao Teatro Municipal e tomar um café e comer um doce de framboesa. Nada mal, heim? Terminei meu dia indo ao Cerrro San Cristobal e ao Bairro Bellavista, mas isso vai ficar para outro post porque esse já está imenso! 
lindo demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário