terça-feira, 7 de março de 2017

LIVRO - ORGULHO E PRECONCEITO

Eu aaaamo os livros da Jane Austen que, não fossem a temática apresentada e a riqueza de detalhes para com a construção dos cenários e costumes da época, eu custaria a acreditar que viveu no início do séc. XIX. Eu falo isso porque ela é muito a frente de seu tempo, questionando as atitudes dos mais velhos, dos homens, custando a aceitar a submissão das mulheres e das classes. Acho isso realmente muito empolgante em seus livros.

Orgulho e Preconceito é, talvez, o seu livro mais famoso e conhecido - eu mesma já havia assistido ao filme 1 milhão de vezes – e estava na minha lista de leitura para 2017. Ele, tal qual os demais, é ambientado no interior da Inglaterra e tem como núcleo uma família numerosa, só de mulheres. As duas filhas mais velhas, Elizabeth e Jane são educadas, inteligentes e possuem modos delicados; já as mais novas e a própria mãe, têm cabeça de vento e só querem saber se futilidades e namoricos.
A família Bennet é simples, sem posses, mas muito assediada pelos vizinhos e pelos forasteiros. E tudo irá mudar quando os amigos e cavalheiros riquíssimos Bingley e Darcy – sim, o famoso Mr. Darcy -, compram uma residência nos arredores e passam a conviver com as meninas Bennet. Aguardem muitos dramas, intrigas, romances melosos e cenários minuciosamente descritivos. É um livro que não só nos traz um relato impressionante sobre os costumes da época, como também aborda uma trama delicinha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário