segunda-feira, 13 de março de 2017

LIVRO - FELIZ ANO VELHO

Depois que eu li – e amei – Ainda Estou Aqui (post aqui), eu resolvi que queria ler Feliz Ano Velho, também do Marcelo Rubens Paiva. São dois livros autobiográficos de momentos muito importantes na vida do autor, sendo o primeiro sobre o desaparecimento/morte de seu pai durante a ditadura e como a família se virou para lidar com isso e, o segundo, detalhes do acidente que o levou a ficar paraplégico e como se deram os seus desdobramentos.

O livro é bem curtinho e foi lido online. A linguagem é super fluida e muito informal, como se um moleque de 20 anos (idade do autor à época) estivesse contando ao leitor como se deu o acidente, o que sentiu, como ficou, os dias que se passaram no hospital, a visita dos amigos, o desespero, as incertezas e tudo o que você possa imaginar sobre o assunto, do dia do acidente até 1 ano após. E é muito curioso, porque eu acho que nunca paramos para pensar na recuperação dessas pessoas, em como é difícil a readaptação, etc.
Eu achei um livro bem curioso, bem bacana e o mais legal é que ele também conta, sem qualquer pudor, seus casos de adolescente, passagens políticas nos colocando no contexto da época... e para quem é de São Paulo é ainda mais legal, porque é principalmente nessa cidade que é ambientado o texto. Não é um livro sensacional como o Ainda Estou Aqui, mas é um livro bem gostosinho de ler. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário