sábado, 25 de janeiro de 2014

LIVRO - A LUZ ATRAVÉS DA JANELA

Preciso muito falar sobre esse livro! Foi a minha primeira leitura de 2014 e eu espero que seja a primeira de muitas! Antes de falar sobre o livro em si, vou contar um tiquinho sobre o jeito de escrever da escritora... acho que já estou gabaritada, uma vez que é meu terceiro livro dela. A Lucinda Riley é irlandesa. Seus livros são sempre meio gorduchos, mas sempre dá vontade de ler rapidinho, porque eles são muito instigantes e os capítulos sempre terminam com ganchos! 

Todos os livros são muito parecidos: envolvem um personagem principal, geralmente uma mulher na casa dos 30 anos (super me identifico!), passando por algum problema sério, ligado à noção de família, direta ou indiretamente. Aí, o livro se desenrola dentro de uma trama na qual a personagem precisa entender um pouco mais sobre o seu passado para entender a si mesma e dar continuidade à sua vida. Essas personagens sempre vêm de famílias interessantíssimas, que guardam um mistério bem bom! E a narrativa dos livros trabalha num vai e vem histórico, mesclando os dias de hoje com o “antigamente” de suas famílias.

A Luz Através da Janela não é diferente! Se passa no final dos anos 90, na França e narra a história de Emilie, uma garota com seus 30 anos que está passando – e passará ao longo do livro – por diversas provações, que exigirão muito dela. No decorrer da história, a personagem vai crescendo aos nossos olhos e, aliado à narrativa da história de seus antepassados, contada por um senhor amigo da família, ela mesma vai crescendo e amadurecendo.

A história é muito linda, tanto a da Emilie quando a paralela, que é contada de seus antepassados e se passa no período da Segunda Grande Guerra, no interior da França. É um livro bem interessante em termos históricos também, porque passamos a conhecer mais o lado da Resistência Francesa durante o período, bem como a parte humana de cada um dentro desse cenário.

Ah, o livro é muito lindo, eu não queria que ele terminasse nunca! Recomendo também A Casa das Orquídeas e AGarota do Penhasco, mas acho dque amei mais A Luz Através da Janela! Ah, esse livro também foi publicado como Uma Espiã no Meu Passao... eu detesto quando as editoras atribuem títulos diversos ao mesmo livro. Bem, esses são os três livros em nome de Lucinda Riley, mas a escritora já publicou outros 7 com o pseudônimo Lucinda Edmonds, que eu pretendo ler em breve! Não sei se o estilo é o mesmo, vou descobrir e depois conto a vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário