terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

LIVRO - RAZÃO E SENSIBILIDADE

Eis o primeiro livro lido de 2015!! Estou firme forte na tarefa de, ao menos tentar, devorar 1 livro por mês, tarefa esta que quase alcancei no ano passado. Bem, desde sempre sou muito fã dos filmes que basearam-se nos livros escritos por Jane Austen (1785-1817), como Orgulho e Preconceito, Emma, etc. E finalmente estou tendo a oportunidade de começar a lê-los - comprei vários no final do ano passado.

O primeiro escolhido foi também o primeiro escrito: Razão e Sensibilidade. Trata-se  de um romance bucólico, lembrando que é ambientado, e foi escrito, no início do século XIX, que retrata o dia-a-dia das irmãs Dashwood. Claro que não é um romance hiper agitado e emocionante, chega a ser um pouco cansativo em alguns momentos, porque naquela época, as mulheres simplesmente corriam atrás de um bom casamento, verdade seja dita!!

Mas, o que me prende é justamente o relato da época, poder vivenciar aquele período através dos olhos de uma mulher perspicaz, que esteve à frente de seu tempo. As maneiras, os bons costumes, os hábitos, enfim, é traçado um ótimo panorama de como as mulheres viviam numa época em que já havia a luta de classes e a busca por um lugar na sociedade. Demorei a entender o título do livro, mas creio que ele se refira a ambas as irmãs, sendo a mais velha super racional e a mais nova, muito sensível e emotiva, sendo que ambas convivem no mesmo meio e passam pelas mesmas situações/provações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário