sexta-feira, 27 de abril de 2018

VIAGEM FRANÇA - DIA 13 - LOUVRE

vestido usado como túnica Marc Jacobs de brechó, cardigã comprado na viagem e legging My Basics. 

Somente mais 3 posts para o fim da minha viagem!!! E, pasmem, acreditem se quiser, mas eu fui ao Louvre, o museu mais famoso do mundo, apenas no finalzinho da trip. E vou dizer que foi ótimo, porque já estava meio friozinho e eu também já estava um pouco cansada, de modo que passar o dia todo dentro de um museu foi até que bem gostosinho.
Às 8:30hs eu já estava na fila do Louvre, passando frio! Já tinha o ticket comprado com entrada para às 9hs e foi exatamente o horário que eu entrei, sem qualquer crise! Já de posse do mapa – que nem de longe é tão específico e organizado quanto o do MET -, segui para o 2º andar, com o intuito de começar de cima para baixo. Infelizmente, e para a minha grande decepção, grande parte do setor dos holandeses estava fechada, incluindo Vermeer que era o que eu mais ansiava para ver.

Em pouco tempo, já havia visto o andar todo, porque o museu ainda estava bem vazio e acho que as pessoas que estavam lá dentro estavam dando preferência às telas icônicas, como a Monaliza! São 5 andares ao todo e, como eu já pincelei acima, a coisa é meio caótica porque não segue uma regra e o mapa não é nada preciso. Fiquei em dúvida, diversas vezes, se já havia passado ou não em determinado lugar. Mas, temos que pensar que, além do lugar ser imenso, ele não foi projetado para ser um museu. Ele era, ao contrário, um palácio que foi adaptado para expor essas obras maravilhosas.


Bem, o local onde mais fiquei foi a ala dos pintores italianos, que contava com Boticcelli, Tintoretto, da Vinci, Rafael, Caravaggio... tanta gente maravilhosa e tanto quadro incrível e tão antigo, que fica até difícil se movimentar. Eu já havia estado a muitos museus e visto muitas obras icônicas, mas não nesse nível e não tão antigas! E claro, vi a Monaliza, as Bodas de Canã, a Virgem das Rochas, o Naufrágio do Medusa, a Coroação da Imperatriz Josephine... muita coisa!!! Na parte da Monalisa, como já era de se esperar, havia milhões de pessoas e... chineses sendo chineses e tirando zilhões de fotos e empacando a parada toda!


Mas, o que eu acho curioso é que, além das obras de arte, que são o real motivo pelo qual o povo vai ao Louvre, o que ninguém fala é que ali funcionava um palácio e, portanto, a própria arquitetura do lugar é incrível!!! As molduras das portas e janelas, os tetos pintados, as lareiras e tantos outros detalhes que renderam muitas fotos! E tem um setor, que foi um dos meus preferidos, onde você tem acesso ao palácio como era em sua primeira construção, lá na Idade Média. Suas estruturas estão intactas e em exposição.

A parte das esculturas também é bem incrível, com destaque para a Vênus de Milo, que é linda e icônica. Mas, não é a mais bonita, há muitas estátuas lindas por lá. Há, ainda, o setor grego, o romano, o egípcio, que é imenso, está meio que espalhado em vários lugares e conta com uma múmia de verdade, túmulos, esculturas e uma esfinge bastante grandinha. Há o setor com artes da babilônia, Pérsia, do islã, enfim, é coisa demais! Vi o Código de Hamurabi, vi um setor inteiro só de túmulos antigos, que achei bastante legal... e nossa, fiquei dentro do museu até fechar, às 18hs!!!



Como mencionei, saí do museu às 18hs, extasiada, e segui andando em direção ao Trocaderò com o objetivo de ver a Torre piscando. Andei horrores, cerca de 1 hora, o que foi bom, no final das contas, porque foi meio que uma despedida da cidade, e quando finalmente cheguei, o tempo estava chuvoso. Como ainda havia tempo até escurecer e começar o espetáculo, me protegi um pouco da chuva e fui comer num local nas proximidades. Depois, segui para o Trocaderò, já sem chuva, e fiquei uns 40 minutos sentada esperando. E quando começou, meu Deus, como fiquei emocionada!!! Valeu muito a pena esperar, foi uma experiência que vou guardar pra sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário