domingo, 29 de abril de 2018

SALDÃO DE LIVROS DO MÊS - ABRIL


Vou falar que com a chegada da TAG Inéditos, dar cabo das minhas leituras ficou mais apertado! Agora, eu tenho, obrigatoriamente, que terminar, ao menos, dois livros por mês, porque não quero deixar os livros da TAG acumulados. Já tem uma porção de livros na minha prateleira esperando por um momento na minha agenda e não quero que isso se torne uma prática também com os livros da TAG. No mais, acho que isso não será um problema desde que os livros da TAG sejam muito bons, como o foram no mês que passou! Porque se forem mais cansativos e difíceis de serem lidos, aí eu acho que poderei ter algum tipo de problema. Vamos dar uma olhada no que foi lido no mês que passou?

·  Underground Railroad (Colson Whitehead) – livro da TAG Curadoria e muito interessante. Livrinho pesado porque o assunto é escravidão nos EUA no início do século XIX. Com ele, vamos conhecer Cora, uma escrava que nasceu numa fazenda algodoeira, que sempre passou por diversos perrengues e cujo dono consegue ser o pior dos animais. Um belo dia, com a ajuda de Cesar, um outro escravo, eles conseguem fugir através da estrada de ferro subterrânea. Muita gente boa os ajuda e eles vão chegar até a Carolina do Sul. Mas, como vida de escravo não é fácil e ex escravo naquela região não existe, muitos perigos ainda vão se abater sobre os protagonistas.
·  Americanah (Chimamanda Ngozi Adchie): mais um livro incrível dessa mulher maravilhosa! Vou confessar que gostei mais de Hibisco Roxo, achei mais delicado e a temática mais interessante. Mas, o que eu realmente curto na Chimamanda é que ela nos mostra a Nigéria nua a crua e ela não tem medo de trazer à tona temas super polêmicos e difíceis de lidar. No caso de Americanah, é a raça, a cor quem dará o tom da narrativa. A protagonista Ifemelu sai de Lagos e vai morar nos EUA onde, pela primeira vez, terá a noção de que é negra e das implicações que tal situação trazem a uma pessoa, principalmente num país estrangeiro.
·  A Boa Filha (Karin Slaughter): livro da TAG Inéditos que eu achei interessantíssimo!!! É um triller, conforme já havia saído prometido, e é daquele tipo que, na minha opinião, daria um excelente filme. A protagonista é Charlotte, uma moça que passou poucas e boa quando criança. Seu pai, um famoso advogado da Geórgia, que só defende criminosos terríveis, dá o tom da história e do contexto em que a garota cresceu. Após sofrer um grande trauma – não vou contar qual é para não estragar a história -, ela cresce e se torna também uma advogada. Um belo dia, ela testemunha um crime num colégio, do estilo tiroteio que vemos nos jornais. Todas as lembranças vêm à tona naquele momento, mas ela precisa se manter sã.
·  Os Exilados de Montparnasse (Jean-paul Caracalla e Vera Lucia Dos Reis): livro um pouco chato, mas extremamente interessante! Já fiz resenha aqui no blog, inclusive. Ele vai nos remeter à França do começo do século passado, onde artistas americanos, principalmente, vão procurar um lugar ao sol, um jeito novo de viver e de publicar o seu trabalho. Através do livro, ficamos conhecendo um pouco mais da vida de James Joyce, Ernest Hemingway, Scott Fitzgerald, dentre outros. 
·  Devoção (Pat Smith): livro bem pequenino que veio de brinde junto com a TAG de março. Fofo, mas nada demais. A primeira parte dele é mais legal, porque vamos entender como era o processo de criação da autora e vamos acompanhá-la a uma viagem a Paris. Depois, a história em si, é sobre uma patinadora russa, que é criada por uma tia porque seus pais, contrários ao regime, são levados. A tia, todavia, a tem como uma espécie de estorvo e, num belo momento, acaba a abandonado a própria sorte. Ela conhece, então, um benfeitor que irá se encarregar de seu treino, estudos e bem estar. 
·  A Lei dos Varões (Maurice Druon): mais um volume da série Os Reis Malditos relido e mais um livro incrível!! Nesse, Luiz, o Turbulento, está morto, então, todas as atenções se voltarão ao ventre da rainha, que carrega o herdeiro do trono. Então, teremos aquela parcela da corte querendo, de fato, defender essa criança a todo custo, aquela parcela que quer se livrar dela o quanto antes e aquela parcela que quer se beneficiar de sua existência. Novamente, muitas traições e conchavos!!
·  A Lei dos Varões (Maurice Druon): mais um volume da série Os Reis Malditos relido e mais um livro incrível!! Nesse, Luiz, o Turbulento, está morto, então, todas as atenções se voltarão ao ventre da rainha, que carrega o herdeiro do trono. Então, teremos aquela parcela da corte querendo, de fato, defender essa criança a todo custo, aquela parcela que quer se livrar dela o quanto antes e aquela parcela que quer se beneficiar de sua existência. Novamente, muitas traições e conchavos!!
·  Conversando com Miss Dalloway (Celia Blue Johnson): esse foi o único livro que eu li online esse mês - eu acho que As Vozes de Tchernobil não entraram nesse post (??), mas, de qualquer forma, já tem resenha no blog. E tal qual Os Exilados de Montparnasse, ele é um livro interessa,te, mas um pouco chatinho. Ele vai nos contar como foi o processo de criação e o contexto em que cada uma das histórias mais icônicas foi criada.
Afora os livros acima, que foram lidos na sua integralidade durante o mês de abril, eu sigo lendo IT, A Coisa, do Stephen King que, como eu já disse, não tenho pressa alguma e não vou me importar se terminá-lo apenas no final do ano, rs! No mais, estou achando bem incrível, muito bom mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário