quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

LIVRO - O SOL É PARA TODOS

Esse livro estava na minha meta de leitura para 2017, foi comprado na Black Friday do ano passado e eu posso dizer seguramente que foi um dos melhores que já li na vida. Aliás, fui premiada em janeiro, porque li essa belezinha e Os Miseráveis, que são apenas incríveis!!!!! Sério, recomendo com muito amor a todo mundo! Foi escrito pela maravilhosa Harper Lee, que ganhou um Pullitzer por ele e depois virou filme que ganhou Oscar por roteiro adaptado. Eu não assisti ao filme, mas o livro foi devorado em 1 semana. 

Alabama, década de 1930. Temos um estado extremamente preconceituoso, onde os negros ainda são tratados de forma descriminada, marginalizados e utilizados para colheita de algodão em trabalho análogo ao escravo. E numa cidade de interior, onde predominam basicamente fazendeiros e famílias tradicionalíssimas que não conseguem cuidar da própria vida sem que a do outro também entre na roda, essa situação fica ainda mais gritante. Esse é o cenário do livro. 

A nossa narradora é uma garotinha de cerca de 8 anos, Scout Finch. Ela tem um irmão mais velho Jem e um melhor amigo Dill. Os três brincam muito o dia todo, aprontam com os vizinhos, vão à escola e fazem coisas normais de criança. Só que Scout é filha de Atticus Finch, o advogado da cidade, um homem amoroso, cheio de princípios, que fez um ótimo trabalho solo de criação dos filhos e que, apensar de ser muito respeitado na cidade, está defendendo um negro no Tribunal. Isso é motivo suficiente para que a cidade se volte contra ele e seus filhos, de um jeito próprio. 
"Se só existe um tipo de gente, por que as pessoas não se entendem? Se são todos iguais, por que se esforçam para desprezar  uns aos outros? Scout, acho que estou começando a entender uma coisa. Acho que estou começando a entender por que Boo Radley ficou trancado em casa durante todo esse tempo... é porque ele quer ficar lá dentro". pág. 283 
E o que nós vamos conhecer através do livro é o olhar de uma criança de 8 anos para com essa situação toda que vem se delineando. Então, haverá momentos em que ela apenas estará brincando, torturando os pobres vizinhos, questionando a professora e os membros da família, e haverá momentos em que ela vai questionar o que está acontecendo com a cidade e com o julgamento do negro. E o olhar de uma criança para com essa desigualdade entre negros e brancos é apenas incrível. E o melhor de tudo é que o livro é delicioso de ser lido e a narradora é uma graça!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário