terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

LIVRO - CARTAS EXTRAORDINÁRIAS

Que livro!!!!!!! Para começar do começo, Cartas Extraordinárias nada mais é do que um compilado de algo que, infelizmente, não se faz mais uso hoje em dia: cartas. Claro que e-mail é uma mão na roda e simplificou em demasiado a vida de todo mundo, mas com a sua aplicação, perdeu-se muito em termos históricos!!! Fora que é uma delícia ficar esperando a carta de alguém que você gosta, ou mesmo escrever uma, contando as novidades, etc. Eu já fui do tempo da carta e já me correspondi muito com minhas amigas. Era uma delícia.

E o que Shaun Usher vai nos oferecer é a oportunidade de conhecer o conteúdo de 125 cartas, escritas por/para pessoas famosas, anônimos, políticos, artistas, gente de todo tipo e em todas as ocasiões, circunstâncias e períodos. Há cartas mais atuais e há cartas que datam de períodos antes de Cristo. Há aquelas com conteúdo histórico, como o bilhete de suicídio da Virgínia Woolf, a notícia do ataque à Pearl Harbour; muitas situações curiosas, como o envio de uma receita de comida da rainha Elizabeth ao então presidente americano Eisenhower, uma carta de Gandi à Hitler pedindo paz, um pedido de emprego do Leonardo da Vinci.... Há cartas lindas, daquelas que você tem vontade de imprimir e fazer um quadro, há uma letra de música enviada pelo Louis Armstrong a um soldado no Vietnã que eu apenas quero tatuar no meu corpo!!! E há aquelas cartas que meio que se encaixam direitinho no momento que você está vivendo, como esse trecho abaixo:
"E essa é realmente a questão: boiar ao sabor da corrente ou nadar para alcançar um objetivo? Essa é uma escolha que, consciente ou inconscientemente, todos nós temos de fazer alguma vez na vida. Pouca gente entende isso. Pense em qualquer decisão que você tenha tomado e que teve alguma influência no seu futuro: posso estar enganado, mas aposto que só pode ter sido uma escolha, ainda que indireta, entre as duas alternativas que mencionei: boiar ou nadar". (carta 021 de Hunther S. Thompson para Hume Logan - 1958)
Ah, é um livro tão delicinha, tão maravilhoso!!! E ao lado de cada carta há o contexto em que ela foi escrita, ajudando o leitor com essa questão e, em alguns casos, um fac-símiles da carta bem ao lado, em sua versão original. Eu fui lendo aos poucos, para conseguir assimilar todas as coisas maravilhosas que esse livro me proporcionou. Vou dizer que ele não é barato – comprei na Black Friday e consegui um bom desconto -, mas ele vale cada centavo, é quase que um livro obrigatório na prateleira de todo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário