Depois - na verdade ao mesmo tempo - em que lia Laranja Mecânica, li O Iluminado. As experiências, conforme já mencionei, foram parecidas, uma vez que em ambos os casos, eu já havia assistido aos filmes e os amava! Sim, O Iluminado é um dos meus filmes favoritos da vida e eu acho que um papel nunca foi tão bem executado por alguém como por Jack Nickolson! Só que minha gente, o livro é MUITO melhor!!!
Para quem não é desse planeta, e resumidamente, o livro de Stephen King trata de uma família que está passando por problemas financeiros e, por isso, aceita o emprego de cuidar de um hotel imenso, super antigo e cheio de história durante o inverno rigoroso das montanhas do Colorado. São meses de solidão, com aquela neve caindo e sem nada para fazer e o que acontece é que todos começam a ter visões horripilantes no lugar e o pai enlouquece, perseguindo perigosamente e mortalmente sua família. Basicamente é isso.
No livro, temos a oportunidade de conhecer melhor cada um dos membros da história e isso, sem dúvida, torna tudo mais interessante. Isso porque, claro que o contexto é muito propício ao enlouquecimento e a trama de um filme de terror, mas o que o autor nos mostra é que os membros da Família Torrance já tinham MUITOS problemas antes mesmo de entrarem naquele hotel. Jack, o progenitor, é filho de pai alcoólatra e violento e acabou herdando essa característica. Quando ele vai ser zelador do hotel, está em fase de recuperação, sem beber há alguns meses e, aparentemente tranquilo, mas as condições a que se vê durante aqueles meses são, sem dúvida, propicias a fraquezas e ao descontrole.
Sua esposa, Wendy, é uma mulher extremamente fraca, chorona, medrosa, que além de ser submissa ao marido, tem um histórico familiar muito difícil, principalmente com sua mãe. Por fim, a criança, Danny, meu personagem favorito, é descrito no livro com uma espécie de misto de esquizofrenia com um sexto sentido aguçadíssimo - ele é o iluminado! Ele não só tem um amigo imaginário – Tony - que lhe mostra as coisas e faz com que elas efetivamente aconteçam, prevendo até mesmo o futuro, como ele lê o pensamento das pessoas.
Daí você pega essa família simpática e super normal e coloca dentro de um hotel mega antigo, onde já ocorreram diversas mortes, possíveis assassinatos, golpes e todo tipo de situação bizarra. Claro que o resultado é um prato cheio para um ótimo triller de terror!! Leiam, é incrível!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário