quinta-feira, 17 de novembro de 2016

DOCUMENTÁRIO - SHE´S BEAUTIFUL WHEN SHE´S ANGRY

Leiam esse post ouvindo Pretty do Cramberries!

Que documentário incrível sobre mulheres igualmente incríveis que nos anos 60 e 70 se insurgiram nos EUA contra suas condições de servidão perante os homens. Há menos de 100 anos atrás, a geração da minha avó resolveu dar um basta em suas vidinhas sem graça, onde nasciam para fazer um bom casamento, procriar e cuidar dos maridos e dos filhos. É curioso porque eu vejo os impactos desse estilo de vida nas minhas próprias avós, que são pessoas completamente dependentes e simplesmente perderam o chão após o crescimento dos filhos e o falecimento de seus maridos. Afinal, se foram criadas para cuidar dos filhos e servir aos seus maridos, o que fazer quando não são mais necessárias nessas funções? Assustador, não é mesmo?
E essas incríveis mulheres do final da década de 60 queriam apenas e tão somente liberdade e igualdade de gêneros. Não é pedir muito, concordam? Elas queriam trabalhar como seus maridos, fazer faculdade como seus maridos, queriam que os maridos ajudassem na criação dos filhos, que o governo pudesse provir creches às crianças, enfim... elas queriam uma vida igualitária. E claro, aquilo que até hoje buscamos, ainda sem sucesso, apesar de ter se passado tanto tempo: ser donas dos nossos próprios corpos e não sermos objetos sexuais. 

E essas mulheres conseguiram muita coisa para nós, abriram muitas portas e nos ajudaram muito, devemos muito a elas. Mas o documentário nos faz lembrar que ainda há muito trabalho a ser feito. Pessoalmente, me incomoda muito a igreja e o estado intervindo nos nossos próprios corpos - sou completamente a favor do aborto  - e de gente dizendo que somos culpadas por uma simples cantada ou por um estupro em razão das roupas que usamos ou do jeito que nos insinuamos. Isso me dá nojo e acho sim que temos de nos unir para mudar esse quadro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário