quarta-feira, 16 de novembro de 2016

BUENOS AIRES - DIA 04 - CASA ROSADA + RECOLETA + MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES

Hum, chegamos ao quarto dia e o meu favorito! O dia ficou frio o tempo todo e sequer tive a chance de tirar o casaco. Mas foi melhor porque meus ombros estavam castigados pela mochila e eu acho que o casaco protege. Logo pela manhã, como comentei no post anterior, possuía uma visita guiada agendada na Casa Rosada. Sim, tem que agendar previamente pela internet, não dá para pegar o ticket na hora. E é gratuito. O tour tem, aproximadamente, 1:10hs de duração e foi mais ou menos isso que durou.
look: bota Timberland, Calça de Brechó, camisa Me Move, suéter Emme, casaco Keneth Cole
salada deliciosa!
Pois bem, primeiramente a pergunta que não quer calar: por que a casa presidencial é dessa cor? Porque antigamente sangue de boi era bom para evitar infiltração e foi exatamente isso que usaram para passar nas paredes. Assim, mesmo que o lugar não conte mais com sangue de boi, mantiveram a cor original. Por dentro, me surpreendeu um pouco porque o exterior está tão judiado que não achei que fosse encontrar um lugar tão pomposo. Não vou dizer que não está precisando de uma restauração, porque está sim. Acho até que eles poderiam cobrar um valor simbólico dos turistas para ajudar nessa parte.
vista incrível e páteo lindo
detalhes
Mas o que eu achei curioso é que eles quiseram "imitar" estilos europeus no interior do edifício e eu acho que a coisa toda acabou ficando pomposa, mas ao mesmo tempo esquizofrênica, porque cada ala tem um estilo e não parece delicado e pensado como os palácios da Europa, eu achei um pouco grosseiro. Não sei. Mas vocês podem ver pelas fotos que é lindo e vale muito a pena. Me surpreendeu positivamente e achei o guia muito bom.
teto
páteo
Peguei um Metrosão e segui para a Avenida del Libertador. Já estava meio tarde e por isso, decidi almoçar no Shopping Pátio Bulrich, que não tem muita opção de comida, mas rendeu essa saladona bonita que vocês estão vendo no post e por um preço Mara - AR 95,00 - lembrando que os valores aqui estão em pesos. Abastecida, continuei seguindo pela avenida com o intuito de visitar o museu, o cemitério da Recoleta, a Floralis genérica e todas as outras coisinhas nos arredores. Só que antes que eu conseguisse chegar em qualquer lugar, me deparei com uma feirinha de artesanatos maravilhosa! E vocês sabem que eu não resisto!!!
salas européias
mais um pouco da Casa Rosada
A feirinha, só para que vocês tenham uma ideia, acontece nos finais de semana, das 11-20hs, na frente do cemitério e conta com mais de 100 barraquinha de artesãos locais. Tem prataria, artigos de decoração, tricots, bolsas, sapatos, roupas, muita coisa. E eu vou dizer que não achei os preços caros, principalmente se comparados aos shoppings e lojas de roupas meia boca do centro. Comentei sobre isso no post das compras. Acabei consumindo uma bolsa (490,00), um brinco de prata (120,00) e um bracelete também de prata (40,00). Ótimas compras, estou completamente apaixonada por todas elas.
igrejinha fofa
por dentro
Depois de ter passado mal na feirinha, dei uma entrada na igreja del Pilar, que é pequenininha e fofa e depois, fui para o cemitério. Quem não conhece, deve achar que eu sou doida de visitar cemitérios, mas esse é especial, é super turístico. Ele data do início do século XIX, é super antigo e você ainda encontra túmulos de famílias dessa época. Como o bairro é chiquérrimo, os túmulos acompanham a ostentação de seus donos e muitos deles são verdadeiras obras de arte. Infelizmente, muitas famílias perderam suas fortunas e não puderam manter os túmulos, de modo que alguns estão em situação precária. Mas acho que isso ajuda bastante no charme.
Cemitério da Recoleta
e mais
O que eu acho curioso é que os argentinos não enterram seus mortos. Os túmulos ficam dentro dos mausoléus e podem ser vistos por qualquer um. No local, há túmulos de celebridades, militares e ex presidentes. Evita Peron está por lá e você também encontrará túmulos de pessoas que dão nomes às ruas da cidade. Vale a pena e o tempo que você passará lá dentro dependerá do que você estiver disposto. A visita é gratuita e o cemitério fecha as 18hs. Ao lado, há um shopping de design bem interessante e a Hard Rock Café, caso interesse.
mais do cemitério
túmulos fotogênicos
Terminei o dia no Museu Nacional de Belas Artes que é maravilhoso e absolutamente imperdível. Fiquei chocada com o tanto de obra importante que tem lá dentro. Ele é gratuito e a entrada é meio várzea... Você pode entrar de mochila, tem gritaria, gente correndo... Achei meio bizarro. No mais, o museu conta com 34 salas e mais de 12.000 obras. Dentre elas, preparem-se: Degas, Renoir, Manet, Goya, Velazques, Monet, Tolouse Lautrec, Gauguin, Rodin... e muito mais. Aliás, há uma versão da famosa escultura O Beijo - Rodin fez várias menores além da grandiosa que está em Paris - e é absolutamente hipnotizantes.
obras de arte maravilhosas
O Beijo de Rodin
Bem, o dia foi cheio, mas não foi super cansativo ou doido. Tudo o que eu fiz era relativamente perto e deu tudo certo. Próximo e último post, San Telmo