quinta-feira, 3 de novembro de 2016

BUENOS AIRES - DIA 03 - TEATRO COLÓN + CENTRO + PUERTO MADERO

Terceiro dia de viagem, até gravei um videozinho de compras que, btw, não estou conseguindo colocar no ar, mas tenho fé!!! Pois bem, na madrugada de quinta para sexta ventou muito, fez muito frio e a temperatura caiu demais. Quando acordei nesse dia, estava fazendo 9 graus, mas a sensação térmica estava muito menor do que isso. De verdade, não me lembro de um dia na minha vida em que eu tenha sentido um vento tão gelado. Sabe quando corta o rosto e as lágrimas começam a cair o tempo todo? Horrível. Estava bem agasalhada e apesar de o look estar meio masculino e sem glamour, o importante é que eu estava quente.
lukito: camisa Isabela Giobi para C&A, suéter MNG, calça H&M e bota Timberland. Comidinhas do dia
Pois bem, a primeira parada foi o Teatro Cólon, que fica muito próximo ao hotel. O prédio foi inaugurado em 1908 e desde então, vem sendo palco de óperas, balés e orquestras. O projeto foi desenvolvido por três diferentes arquitetos, sendo dois deles italianos e o interior é a coisa mais impressionante que já vi na vida. É lindo demais, é tudo original da época, com pouquíssimas mudanças, apenas para fins de segurança. A inspiração foi nos teatros de Paris e Milão e o Cólon é todinho feito em diferentes tipos de mármore, as pastilhas do chão foram instaladas uma a uma artesanalmente e são inglesas, os vitrais franceses e por aí vai.
prédios lindos no meio do caminho
a arquitetura de BsAs é muito bonita
A acústica é considerada uma das mais perfeitas do mundo e muita gente famosa já se apresentou por lá. A visita guiada, apesar de um pouco salgada (250,00 - todos os valores do post estão em pesos), vale cada centavo porque o lugar é incrível e a guia foi ótima. A visita tem em média 50 minutos de duração, mas o nosso grupo era perguntador e acabou rendendo 1:30hs! Recomendo com amor e vejam se dá para comprar pela internet antes ou chegar bem cedo porque as visitas são concorridas e costumam lotar.


De lá, segui para o Palácio de Águas Corrientes que é um prédio absurdamente maravilhoso que foi construído no início do século passado para "esconder" a caixa d'água e o saneamento básico da cidade. Basicamente isso!  Foi construído em 1894, quando a cidade estava sofrendo com muitas doenças, como cólera e febre tifoide, então, foi um grande passo. O edifício é visitável, mas a verdade é que as visitas guiadas ocorrem apenas às 11 horas, o que já tinha passado, o interior não é glamuroso como o exterior e já era quase 12:30hs e eu estava morrendo de fome. Por isso, fiquei só com as fotos externas e segui para as Galerias Pacifico.
Ainda o Colón, porque eu não me canso!

Notem que apenas metade do dia havia se passado e eu já havia andado horrores! Segui para as Galerias Pacifico que são um mini shopping, com lojas boas, banheiros, praça de alimentação e uma decoração muito bonita. É um ponto turístico bem conhecido por aqui e você vai ouvir bastante o nosso idioma no local. Almocei por lá, num restaurante chinês chamado Magic Dragon e comi um prato caprichado por 110,00 (os valores estão todos em pesos). Segui para a Calle Florida, que é uma rua comercial do centrão, nada mais. Ela tem bastante fama e está sempre apinhada de turistas. Mas as lojas são ruins, há pessoas em todos os lados te chamando para visitar lojas, casas de câmbio, etc.... Mas acho que vale apenas pela arquitetura porque Buenos Aires inteira é muito linda e os prédios encantam.
Palácio de las Águas Corrientes
A Florida termina na Plaza de Mayo, bem atrás do Cabildo. Ponto turístico obrigatório na cidade. Por lá, temos a Catedral, que é super diferente porque por fora, ela não tem formato de igreja, mas por dentro, é lindíssima. Está num estado bastante desgastado, mas havia restauradores por lá quando visitei. Além de se admirar com toda a beleza, você também visita o túmulo do libertador San Martin, guardado por dois soldados e a bandeira argentina. A catedral foi originalmente construída no século XVI, mas foi reconstruída diversas vezes até chegar nesse modelo que conhecemos hoje, que remonta do século XIX.
Galerias Pacifico

Mais adiante, a praça com seus protestos, pixaçōes e tudo o que um local político pode guardar. E adiante, a famosa casa rosada, cujos detalhes serão melhor fornecidos no próximo post, porque eu fiz uma visita guiada no dia seguinte. No mais, ela é o escritório da presidência da república, é de lá que o Presidente Maurício Macri despacha todos os dias.
Plaza de Mayo
Catedral

Terminei o dia em Puerto Madero, que fica na parte de traz da Casa Rosada. Lá funciona um porto, no Rio da Plata, operante como o porto de Santos, só que numa escala BEM menor. O que eles fizeram foi transformar o lugar, que era bem degradante, como a maioria dos portos, numa espécie de píer dos barzinhos e restaurantes. O lugar ficou muito bonito, é bem badalado e guarda diversos endereços interessantes. Os brasileiros costumam frequentar o local para comer o churrasco argentino abrasileirado. Honestamente, não recomendo, porque acho que temos que experimentar sabores locais. No mais, vale super a visita porque o lugar é lindo.
Puerto Madero

Próximo post, Recoleta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário