domingo, 1 de novembro de 2015

DOCUMENTÁRIO IRIS APFEL


amo essa foto!
Ontem assisti a um documentário do tipo que faz você pensar na vida, sabe? Eu não sei vocês, mas estou cansada da mesmice nas lojas, das pessoas se vestindo e pensando sempre igual... poxa, e o individualismo, a personalidade de cada um? É como se estivéssemos vivendo num inconsciente coletivo e todo mundo, de todas as partes do mundo tivesse de se vestir igual para ser aceito. 

Eu acho que não sou muito moderna com relação às minhas roupas, mesmo porque meu ambiente de trabalho não permite muitas peripécias, mas eu gosto de variar na maquiagem, nos acessórios e até mesmo no cabelo. Acho que essa é a minha assinatura, meu estilo e que ninguém deve tirar ou se meter.
incrível!!
E o documentário de ontem foi meio que sobre isso, sobre a incrível Iris Apfel. Vocês certamente já ouviram falar dessa senhora de 94 anos que tem mais energia do que eu aos 30 e muito mais personalidade e individualismo do que qualquer outro ser no mundo. Já era fanzoca dela, mas depois de ontem, eu super quero que ela seja minha melhor amiga. 

Iris é filha de um casal de judeus russos, cresceu no Queens e, desde sempre, curte vestir-se de forma diferente e garimpar achados pelo mundo. Casou-se em 1948 com Carl Apfel – que morreu esse ano aos 101 anos e era uma gracinha – e na década de 50 comprou sua primeira calça jeans, numa época em que todas as mocinhas usavam vestidos rodados. Ela tem uma tirada ótima que diz que nunca foi bonita e, por isso, precisava chamar atenção de alguma forma.

O casal ganhou o mundo através da decoração e do olhar apurado, desde sempre, para a estética. Eles garimpavam peças no mundo todo e decoravam os mais diversos cômodos de um público muito selecionado, incluindo a própria Casa Branca. Só que Iris sempre foi muito fã de moda e, ao longo de sua vida, foi colecionando peças lindíssimas, tanto de estilistas famosos, como Versace, Ungaro, dentre outros, quanto vestimentas étnicas e coisas obtidas em viagens ou em mercados de pulga.

E foi já velhinha, com seus 80 e poucos anos, que foi descoberta como uma grande fashionista, principalmente em razão de seus acessórios e da forma como os dispõe, com sobreposições inusitadas que só ela sabe fazer e que, pasme, ficam ótimas!!! Ela fez uma exposição no Metropolitan, salvo engano em 2005 e o sucesso foi tamanho que, até hoje, ela é super requisitada para palestras, entrevistas, fotos, editoriais, etc. A vida dessa senhora de 94 anos é, certamente, mais ativa do que a de nós todos juntos.


E ela tem um ótimo humor, uma inteligência fugaz, e uma filosofia de vida que acho incrível. Quando perguntam a ela se sente dores ou como é estar velha, ela responde que simplesmente dói tudo e que tem o maior desânimo, mas ao invés de ficar jogada numa cama, ela optou por viver a vida e ignorar os sintomas. Quando perguntam como ela está ela responde: “na vertical!”. Haha, acho ótima essa frase! Enfim, Iris Apfel é uma lição de vida, uma inspiração a todos. Sem contar que acabei o documentário louca para um maximalismo, rs!!! Assistam, por favor! Está no Neflix!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário