terça-feira, 19 de dezembro de 2017

OS INCONFIDENTES

Livro muito gracinha comprado num daqueles quiosques de shopping por apenas R$ 10,00! Eu falo que não há nenhum livro comprado por esse meio que seja ruim. Todos me surpreenderam positivamente de alguma forma! Esse, como o próprio título já diz, irá nos contar um pouquinho sobre a Inconfidência Mineira, de forma romanceada, mas com a participação das personagens que realmente atuaram naquele episódio na nossa história e devidamente descritos por um historiador.

O casal protagonista do livro é Alvarenga Peixoto e Bárbara Heliodora, ricos fazendeiros, apaixonadíssimos, que estão passando por alguns maus bocados por conta do pagamento de impostos elevados à Coroa portuguesa, sem qualquer retorno. Vocês já viram essa história, pareceu familiar? Pois é!! O cenário no Brasil é esse, então: pessoas mais abastadas, como advogados, juízes, até mesmo padres, fazendeiros, insatisfeitos com os abusos praticados pelo reino, os quais estão literalmente comendo todos os seus rendimentos.
O cenário internacional é: em Portugal, o governo é encabeçado por D. Maria, a Louca! Pelo menos sob o olhar do autor (e sabemos que não só!), ela é tida como incapaz de governar, por absoluta incompetência, mas também por problemas mentais. Soma-se a isso o fato de ter perdido uma porção de filhos e parentes ao longo de poucos anos, situação que piorou a sua condição. Temos, então, a iminência do seu filho, D. João, assumir o trono. Os EUA decretaram a independência e na França, as coisas não andam nada bem para a Coroa: Luis XVI e Maria Antonieta estão presos e o que veio depois já sabemos.
Daí que com esse cenário de revoltas e do sucesso havido pelos países acima narrados, a alta nobreza brasileira vai começar a reunir-se secretamente com vistas a dar uma espécie de golpe que force a Coroa a baixar os impostos, dentre outros benefícios. No meio desses ricos revoltosos, apenas um homem pobre do povo: Joaquim José da Silva Xavier, de alcunha Tiradentes. Por ser o menos abastado, ele compensa sua condição sendo o mais entusiasta do grupo, aquele que mais vai colocar a mão na massa.

Acontece que um dos participantes das reuniões do movimento, Joaquim Silvério dos Reis, vai trair o grupo e o resto a gente já sabe! Todos serão presos e depois degredados para a África e Tiradentes será condenado a forca e depois, terá seu corpo esquartejado e a cabeça espetada a uma lança, como aviso para aqueles que se rebelarem contra o governo português. E, com isso, estamos até hoje nessa situação em que um governo manda e o resto se ferra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário