terça-feira, 11 de outubro de 2016

BUENOS AIRES - DIA 01 - VIAGEM + PALÁCIO BAROLO

Bem, meu primeiro dia foi curto porque cheguei na cidade às 14 horas. Até que a parte da imigração e das malas foi rápida porque eu dei uma de louca no aeroporto e meio que corri para chegar na frente de todo mundo e não pegar filas. Eu costumo fazer isso com frequência e apesar de ser meio xingada e das pessoas me olharem feio, sempre compensa! Do próprio aeroporto, peguei um ônibus leito da empresa Tienda Leon por $200,00. (Todos os valores estão em pesos argentinos, lembrando que 100 pesos dá, mais ou menos 35,00 reais).
à esquerda, aeroporto de Sampa, com cara de pamonha porque tenho vergonha. À direita, animação pura dentro do hotel. Alpargata Perky, calça My Basics, Camisa Old Navy e Casaco Keneth Cole
O ônibus demora, aproximadamente, 40 minutos até a garagem, que fica em Puerto Madero. De lá, pelo valor que eu paguei, já estava inclusa uma van que me levaria até a porta do hotel. Achei o serviço bem maravilhoso, barato perto de taxi ou vans contratadas e, tirando o trânsito caótico da cidade, deu tudo super certo. Por volta das 16 horas eu estava fazendo check in no meu hotel - Gran Hotel Argentino, bem próximo ao Obelisco, ao centro e a estações do metrô.
região em torno do hotel. Obelisco
Mas os elogios ao hotel param por aí porque eu achei o recepcionista bem debochado e pouco interessados em fazer o seu trabalho e achei meu quarto sujo. Vou contar uma coisa nojenta: tinha na saboneteira do box um sabonete usado com vocês imaginam o que dentro. Eu quase cai dura no chão quando vi aquilo. Fui até a recepção, dei piti é uma moça veio dar uma geral. O pior é que você fica pensando o que mais deve ter que você não está enxergando. Peguei nojinho e só não mudei de hotel porque já tinha pago e porque não ia passar por esse perrengue.
mais um pouco da região da Av. Nove de Julho
Bem, prosseguindo, eu tinha visita agendada ao Palácio Barolo as 17 horas, que é bem próximo do hotel em que eu estava. Então, lá fui eu! O palácio é a coisa mais linda e esse post basicamente só vai ter foto dele porque no primeiro dia deu preguiça de fazer muita coisa. Ele foi projetado e construído por dois italianos no começo do século que eram absolutamente apaixonados por Dante e a sua Divina Comédia. Para quem nunca leu e nem sabe da história, o lugar já é lindo. Mas saber um pouquinho mais é sempre muito legal.
fachada do edifício
Eu sei que o palácio inteiro foi projetado com base em inferno, purgatório e céu e cada um dos ambientes é retratado dessa forma, com adornos que remetem a situação, milhões de mensagens subliminares o tempo todo, detalhes e muitos mistérios. Eles também eram maçons, então o palácio tem diversas referências à Maçonaria. Eu não vou ter condições de lembrar de tudo o que a guia falou, porque é muita coisa incrível. O que eu posso dizer é que o local foi projetado dessa forma e para funcionar como uma espécie de templo ao Dante e também como prédio de escritório, que é o que acontece lá hoje, com salas com profissionais das mais diversas áreas. E sei também que o Sr. Barolo não viveu para ver o prédio pronto. Ele morreu de causas suspeitas e bem subitamente.
fotos do hall de entrada. Qualquer um pode passar por essa parte, que é a mais bonita do prédio e é o inferno
Agora, vamos dar um pouco de risada: eu só cheguei até o purgatório, não conheci o céu. E o motivo é bem simples: para chegar ao topo, ao mirante, você tem que subir uma escadaria sem fim e SUPER estreita e lá em cima, pelo que a guia falou, fica todo mundo numa sala mega apertada. Ela não recomendou para quem tem claustrofobia ou vertigem. Como a primeira situação é o meu caso e como a própria escada já me causou um mini pânico, eu fiquei no purgatório. Mas essa não é a parte engraçada. A parte engraçada é que eu pensei: se eu já vi tudo e o tour termina lá em cima, por que diabos ficar aqui esperando a guia e a galera voltar? Vou embora.
hall do elevador
Só que eu simplesmente resolvi isso quando estavam todos lá em cima e eu não avisei a guia, que deve estar me procurando até agora. Eu simplesmente fugi e levei comigo até o crachá do lugar que os turistas do tour ganham para não se perderem do grupo. Que vergonha de mim, rs!!! Quando dei por mim já estava na rua e eu comecei a andar rápido, tipo louca, achando que viria alguém atrás de mim... Sério, tem coisas que só eu consigo fazer.
empanadas deliciosas num restaurante baratex no centro
Na fuga, já eram mais de 18:30hs e eu estava varada de fome porque havia almoçado um maravilhoso sanduíche de presunto e queijo oferecido pela Gol - beijos, Gol! -  e só. Passei o dia todo sem comer nem beber nada. Segui andando na Avenida Nove de Julho, meio sem rumo, só procurando onde comer e notei que as coisas por aqui estão um bocado caras. (não reparem que eu estou falando no presente, é que quando escrevi esse post, para não perder nenhum detalhe, estava no quarto do hotel, no final do primeiro dia).

Acabei caindo num lugar até que bonitinho, no centro, onde havia uma promoção ótima de 2 empanadas + refri de garrafa por 65,00 (mais ou menos R$ 18,00). Tava bem gostoso, mas a verdade é que empanada é um negócio meio maçudo e eu fiquei conversando com o jantar durante um tempo. Terminei o dia num supermercado, para adquirir água e sabonete, porque estava com nojinho de tudo o que havia sido fornecido pelo hotel, rs.