sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

PROJETO MATE A BECKY BLOOM QUE EXISTE EM VOCÊ - MÊS 2

"Viver do seu próprio armário durante um ano é o maior ato de desprendimento do mundo capitalista que uma mulher pode praticar." - Anônimo

Acho que com o advento do projeto, eu me tornei uma pessoa menos impulsiva. Creio que esse seja o meu maior ganho com essa “abstinência consumística”. Mas, ao mesmo tempo, eu começo a me perguntar se vou conseguir ficar 12 meses inteiros sem fazer compra alguma e eu já sei qual é a resposta: não. Digo isso porque eu consigo visualizar algumas necessidades que tenho/terei nos próximos meses e que eu não consigo encontrar qualquer tipo de substituto ou meio de driblar essa questão dentro do meu armário. Como exemplo prático, ano passado eu passei o inverno todo sem algo para vestir nos pés para usar com meia calça e saia. Eu praticamente ignorei a existência de saia durante a estação, deixando de lado alguns itens de lãzinha, bem invernais e somente por conta da ausência desse item.

E não comprei por duas razões: porque não tinha dinheiro e porque eu não achei nada que me satisfizesse. Acho que se a gente vai gastar com algo, tem que ser maravilhoso, divino e não deixar qualquer rastro de dúvida. Daí que tenho certeza de que nos próximos meses, deverei procurar alguma coisa para esse fim. 

Por outro lado, eu estou sentindo menos controle esse mês em relação ao mês passado. Estou com mais “vontades”, mais necessidades que, na verdade, são falsas necessidades... estou me vendo numa situação em que tenho de resistir mais, pensar mais e fazer um esforço muito maior do que aquele que eu estava fazendo no início do projeto. Estou com medo que isso venha piorar nos próximos meses, afinal, a coisa está só começando. Mas devo dizer que, na mesma proporção, acho que estou tenho uma satisfação muito grande em ver que resisti àquela compra e que estou com uma conta-corrente mais saudável. E outra coisa interessante é que eu estou analisando bastante a qualidade da roupa nas lojas e pensando se “vale” o preço cobrado. E posso falar? Muitas vezes a resposta é não.

Por fim, para terminar esse post-desabafo-prestação de contas, que está um pouco randômico e esquizofrênico, quero contar duas coisas interessantes que me aconteceram esses dias. A primeira delas foi o ganho de um bônus do escritório em que eu trabalho. Estou lá há quase 3 anos e isso nunca aconteceu. O engraçado é que havia determinados meses em que eu estive desesperada por din din, porque, claro, tinha gasto mais do que tenho – novidade!!! – e daria tudo para receber um valor a mais... e agora que estou com a coisa controlada e fluindo, recebo esse valor. Eu sou do tipo que acha que nada acontece por acaso e que tudo tem seu tempo e creio que, pensando dessa forma, se eu tivesse recebido essa quantia naqueles momentos, teria gasto tudo com dívidas, ao invés de dar um encaminhamento interessante e produtivo ao din din.

E o segundo episódio é que eu ganhei duas coisinhas esse mês, dois itens de maquiagem. Logo eu que nunca ganhei nada na vida, rs!!!! Mentira, ganhei um sorteio de makes de um blog uma vez. Com a revista Glamour, chegou um kit ótimo da Bare Minerals e, por conta do meu aniversário, ganhei dois mini lápis-batom da Nars. Não sei se quando esse post for ao ar eu já terei feito resenha desses produtos, se não tiver feito, aguardem porque elas virão. 

E, mais uma vez, penso que se eu tivesse ganho essas coisas em outro momento, teria sido mais uma maquiagem no meu organizador, eu não teria dado bola e sei lá. O que eu quero dizer é que certamente não teria surtido o mesmo efeito que surtiu agora, por conta do momento. Justamente porque estou sem “poder” comprar nada, qualquer presente é uma ocasião especial e motivo de alegria.

Deu pra entender o ponto? A visão da coisa depende muito do ponto de vista, mas também do contexto e eu acho que estou vivendo muito isso. Estou tendo que abrir mão de algumas vontades, mas por outro lado, eu estou sentindo muitos ganhos com isso tudo. Está sendo uma experiência um pouco radical (traumática, talvez?? rs), mas sem dúvida, muito enriquecedora. Tenho sempre que ponderar as coisas que poderei fazer se conseguir me controlar com os gastos. Poderei viajar com maior tranquilidade, sem contrair dívidas, fazer cursos, e claro, o mais importante: curtir aquilo que eu já tenho! Esse é um exercício que eu tenho feito diariamente e adorado!

Bem, então é isso. Esse post está absolutamente imenso e nem eu estou me entendendo mais. Estou com um certo problema de tempo para postar, então não sei se já saiu o post da minha viagem ao Chile, se já fiz resenha dessas tais maquiagens mencionadas no post... mas o importante é que tudo que escrevi aqui é sentimento/experimento sincero e que espero que possa ajudar outras pessoas que estão passando pela mesma experiência. Até o próximo post e boa sorte para que, assim como eu, está dentro de algum projeto ou está querendo mudar a relação com o consumo. Força e foco!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário