quarta-feira, 28 de junho de 2017

SALDÃO DE LIVROS DE JUNHO

Mais um mês de muita leitura, com séries, clássicos e autores desconhecidos. Vamos dar uma olhadinha no que rolou por aqui?
Da lista abaixo, os livros que não estão na foto foram lidos online
Harry Potter e a Câmara Secreta (J.K.Rowling): o mês começou com a releitura desse livro delicinha demais. Como vocês sabem, comprei o box no início do ano e pretendo reler toda saga até o término de 2017. Eu acho que não vai ser difícil, porque os livros são muito gostosos de ler e quando começo, não consigo parar!
O Diário de Anne Frank (Anne Frank): eu tinha a impressão de que todas as pessoas do mundo já haviam lido esse livro menos eu. Acho que tinha uma certa resistência porque, para ser honesta, eu tenho uma aflição imensa do que aconteceu com os judeus no período da Segunda Guerra e o diário foi escrito por uma adolescente judia nos anos em que junto com sua família se manteve escondida das autoridades nazistas. E o desfecho já sabemos qual é... Mas o livro é incrível!
O Leopardo (Giuseppe Tomasi di Lampedusa): livro da TAG do mês passado, começado em maio e terminado em junho. Não consegui dar cabo desse livro em um curto espaço de tempo porque achei a leitura muito cansativa. Num resumo bem resumido, eu tive a impressão de que o enredo é como um cachorro querendo pegar o próprio rabo: gira, gira e não acaba em lugar algum! Mas ainda assim é interessante.
História do Novo Sobrenome (Elena Ferrante): segundo volume da quadrilogia. Gostei bastante do livro, devorei as quase 500 páginas rapidamente, mas achei ele um pouco mais parado e monótono do que o primeiro volume. Ele vai nos levar a nova situação à Lila, que agora está casada com Stéfano, mas ainda assim, parece não sossegar e parar de aprontar das suas. 
Os Reis Malditos – A Rainha Estrangulada (Maurice Druon): segundo volume da série começada no mês passado e também uma releitura. O livro parte do início do reinado de Luis X ou Luis, o Turbulento e ele vai nos mostrar a inexperiência do soberano e a crise que assola a França. Mas o mais ineterssante da história é que a mudança de poder acarreta em uma dança das cadeiras entre os "importantes do reino" e as intrigas que advirão disso serão o cerne do livro. 
O Adeus a Glorytown (Eduardo Calcines): que livro maravilhoso, certamente um dos melhores do ano e da vida. Quando comprei essa belezinha num corner de shopping, jamais imaginei que em suas páginas eu encontraria tanta história, tanta emoção e que eu fosse me envolver dessa forma com as personagens trazidas pelo autor.
Limonov (Emmanuel Carrére): livro da TAG do mês com curadoria do Marcelo Rubens Paiva, sempre político! Eu não concluí a leitura nesse mês que passou, mas já passei da metade. Apesar de o livro ter chegado logo no começo do mês, ele retrata a história desse russo esquisitíssimo e, ao menos para mim, bem pouco interessante. Por isso, está sendo uma espécie de leitura forçada. Aliás, não sei se vocês notaram, mas os últimos livros da TAG têm sido meio cansativos pra mim.
Guia Politicamente Incorreto da América Latina (Leandro Narloch e Duda Teixeira): livro divertidíssimo, comprado num desses corners de shopping. A leitura também ainda não foi concluída – fiquei super gripada no final de mês e ainda tive prova de inglês -, mas termino já já. Ele desmistifica alguns chamados heróis latinos, como Simon Bolivar, Che Guavara, Evita Peron e outras personalidades que, em verdade, eram terrrrror!!!!
D. Leopoldina (Paulo Rezzutti): vocês sabem que eu amo biografias de personalidades históricas. E como a história da nossa imperatriz se mistura com a do próprio Brasil e também da França (sua irmã casou-se com Napoleão e a família Habsburgo – a mesma da Maria Antonieta, que era sua tia avó -, perdeu uma porção de territórios e poderio por causa dele), me interessei de pronto. A leitura vem sendo ótima, mas ainda não está concluída porque o livro é gorduchíssimo.
Muito bem. Vocês devem ter notado que há dois meses eu basicamente abandonei A Montanha Mágica de Thomas Mann. Mas é que o livro é chato e eu tenho tanta coisa legal pra ler que não estou conseguindo... Por isso, quero ver se encontro algum “estudo de leitura” desse livro e engato nas últimas 200 páginas que faltam.
Em julho estarei de férias do inglês, terá acabado a Festa de S. Vito e meus pais não estarão em casa, porque vão viajar para os EUA. Por isso, creio que será um mês mais produtivo nas leituras. Pretendo, claro, terminar as iniciadas em junho, além de pegar o próximo volume de Angélica da Anne e Serge Golon. Terá, claro, o livro da TAG do mês, que já sei que será um apanhado de contos e, ainda, pretendo ver se consigo ler ou Vitória ou Mansfield Park, sendo ambos livros gordinhos. De resto, vamos ver o que encontraremos pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário