quarta-feira, 14 de junho de 2017

PRÓXIMO DESTINO - MÊS A MÊS - A SAGA DOS TRENS

Está chegando! Eu estou parecendo criança! Está batendo uma mega ansiedade para a viagem e, ao mesmo tempo, aquela pressão de providenciar o que ainda falta e deixar tudo redondinho. Como disse no post do mês passado, eu estou com praticamente tudo acertado: passagens, hospedagem, passeios, mas ainda faltam algumas coisas.

Apenas atualizando os acontecimentos, no mês passado consegui renovar meu passaporte que havia vencido em fevereiro e foi tudo incrivelmente rápido, resolvido em apenas uma semana. Os passeios estão todos devidamente comprados e agendados, não falta mais nada e isso me deixa extremamente feliz!
Com relação ao roteiro, por incrível que pareça, ainda não consegui finalizar. Digamos que ele está praticamente pronto, eu já sei para onde ir em cada um dos dias, mas ainda faltam resolver detalhes, chegar distâncias, logística, etc. Como os dias serão muito intensos, e eu já passei por esse tipo de experiência, não quero ter o trabalho de chegar no hotel a noite, após um dia intenso, e pesquisar o transporte que terei de pegar no dia seguinte... Isso pode muito bem ser resolvido antes da viagem, me livrando de mais um trabalho.
E existe uma situação que é muito chata para quem pretende se locomover de trem em paris, já vou avisando! Quando viajei à Alemanha, também me utilizei bastante do transporte ferroviário, que é muito bom e eficiente. E, da mesma forma, comprei todas as passagens pelo Brasil, imprimi em casa e não precisei trocá-las nas estações ou nada do tipo. E eu me lembro que no site da empresa alemã havia uma infinidade de horários para determinadas cidades num único dia, com muita opção para escolha. E o mais legal era que cada dia era um preço diferente, eu pesquisava bastante e, por fim, sempre conseguia uma barganha.
Com a empresa francesa a coisa é um pouco diferente. Aliás, beeem diferente. A primeira questão é que para ir/voltar de uma cidade, são pouquíssimas opções de horário disponíveis ao consumidor. Geralmente, um horário bem cedo, outro mais para perto do almoço e outro no final da tarde. Isso significa que, para que eu consiga aproveitar meu dia numa determinada cidade, tenho que acordar praticamente de madrugada e pegar um trem muito cedo, geralmente em torno de 6hs da manhã. Isso é horrível, porque significa que eu chegarei em Rouen às 7:50 da manhã e em Giverny às 7:00!!!! Sendo que meu horário para entrar na Casa do Monet é só às 9:30 hs!!
E com Giverny a coisa fica ainda pior porque me falaram que é legal ver a casa e os jardins com calma, depois sair, dar uma volta na cidadezinha que é um charme, comer alguma coisa e voltar para Paris. Ou seja, eu havia imaginado que voltaria num trem das 14hs, por exemplo, e que conseguiria fazer algo em Paris à tarde. Mas, a verdade é que eu só consegui comprar uma passagem para as 16:53hs, com chegada em Paris às 17:40hs... Muito p. da vida com isso. Estragou o meu dia, praticamente.
Por fim, e diferentemente do que acontecia com a Alemanha, na França não existe barganha, compra de passagens antecipadas nem nada do tipo. O preço é fixo, o horário é fixo e mesmo que você faça como eu, de comprar a passagem com muuuuita antecedência, não haverá qualquer diferença no seu bolso no final das contas. E não, as passagens não são muito baratas. Giverny, por exemplo, que fica a menos de 1hora de Paris, me custou 30,00 Euros ida e volta. Ou seja, R$ 100,00!

Nenhum comentário:

Postar um comentário