quarta-feira, 28 de setembro de 2016

SOBRE TER TEMPO

Já conversamos em outra oportunidade aqui no blog sobre a falta de tempo que nos acomete nos dias agitados de trabalho e que por ocasião dessa situação, acabamos não conseguindo fazer a maioria das coisas que queremos. Isso é um fato e não estou aqui para tentar desmistificar essa situação e contar que eu tenho a solução para todos os seus problemas. Não, não se trata disso. Concordo que nos falta tempo, que passamos a maior parte do dia trabalhando ou no trânsito e que nos tempos livres estamos dispostos apenas a descansar dessa rotina agitada. E é esse o meu ponto.

Utilizando uma analogia simples, sempre que estamos tentando economizar, os livros nos dizem que temos aqueles gastos dos quais não podemos fugir, mas temos também aqueles chamados de “arbitrários”, que são os que podemos evitar, como saídas, restaurantes, comprinhas, etc. Utilizando dessa mesma ideia, sabemos que não podemos fugir do trabalho, mas e o tempo livre? É muito fácil nos jogarmos em uma cama e descansarmos, assistirmos a uma série e só. E se utilizássemos esse tempo para outros fins? E é isso o que eu faço. 

Eu me forço a sair do ostracismo que me coloco nesse momento e fazer algo produtivo para mim. E a melhor maneira de me forçar a isso é fazendo listas de tarefas. Por exemplo, eu determino que hoje “preciso” terminar de ler o meu livro do momento, “preciso” assistir a um capítulo da série X, porque me dei um prazo para terminá-la, “preciso” cozinhar algum legume para levar de almoço amanhã e, sei lá... fazer 1 post. Daí, eu me organizo para cumprir essas tarefas.

Claro que nem sempre dá tempo de fazer tudo o que a gente quer, mas só da gente se dispor a tentar fazer essas coisas e ticá-las da lista de tarefas, temos um prazer enorme, grande satisfação. E é dessa forma que eu leio tanto e ainda consigo fazer tantas outras coisas E isso de forma alguma é enfadonho, porque essas atividades que eu me propus a fazer são satisfatórias para mim, eu gosto de executá-las, é que elas exigem que você saia da inércia. Por exemplo, se eu não me propuser tarefas para o dia, ao invés de assistir a 1 capítulo da série X, eu vou assistir a 3 e não vou fazer mais nada. Ou eu vou ler uns 3 capítulos de um livro e não vou fazer mais nada. Entendem o que eu quero dizer? A gente tende a começar uma atividade e ficar nela até o fim, ao invés de variá-la.

E eu também meio que tento aproveitar os meus momentos de “atividades obrigatórias”. Por exemplo, se você está num ônibus/metrô e deu para sentar, a leitura é um ótimo passatempo. Eu também costumo ler alguma coisa online enquanto estou trabalhando. Isso ajuda a tirar o foco daquela atividade que você tem que fazer e dar uma explanada. Quando volto para a atividade, minha cabeça está mais fresca e descansada. Meu dia fica muito mais produtivo, juro!!! Bem, essas são algumas dicas de como se organizar para conseguir executar aquelas pequenas coisas. E se você conseguir fazer isso direitinho, dá até para fazer coisas ainda maiores e de forma automática, sem as tais listas. 

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