sábado, 24 de janeiro de 2015

TURISTANDO EM SÃO PAULO - LEONARDO DA VINCI - A NATUREZA DA INVENÇÃO

Esse post não é sobre make, cosmético ou qualquer coisa do tipo. Mas, como esse blog é "Sobre várias coisas e outras mais", cá estou para falar um pouco de uma exposição incrível em que fui ano passado.

Eu amo exposições, estou sempre à caça delas e aqui em São Paulo, temos a sorte de sermos muito agraciados com várias interessantes. A mostra ficará até o dia 10/05/2015 no prédio da Fiesp, na Av. Paulista, é grátis e pode ser vista diariamente das 10-19:40hs. Ela traz objetos produzidos em 1952 para a celebração do quinto centenário do Leonardo da Vinci. 
Besta - na época, não havia nada que conseguisse lançar pesadas bolas de pedra contra o exército inimigo
mais uma máquina de guerra
E eu tenho que dizer que, sempre fui uma grande admiradora do artista - quem não é?? -, mas depois da exposição, fiquei muito mais admirada com o seu trabalho. Leonardo da Vinci viveu na era do Renascimento (1452-1519), num momento em que a Europa estava vivendo seu auge, com o início das grandes navegações. Ele foi arquiteto, filósofo, artista, escultor, inventor e muitas outras coisas e a exposição retrata muito bem isso. Ela traz várias réplicas de objetos inventados pelo Leonardo da Vinci, coisas que hoje, para nós, são comuns, como o pára-quedas, o helicóptero, máquinas industriais, etc, mas que eram absolutamente impensáveis há 500 anos atrás. 
carro de guerra blindado - o que, após, daria lugar aos tanques de guerra. Ele foi projetado para comportar a metralhadora moderna e não chegou a ser construído porque a tecnologia estava além da época. O projeto foi inspirado na morfologia das tartarugas.
projetos
catapulta
O que é mais interessante é que a exposição mostra que ele se inspirava muito no movimento dos animais, para criar tanques de guerra, máquinas de voar e outros artefatos de guerra que eram encomendados pelo rei na época. E o mais legal é que alguns de seus desenhos/projetos eram tão a frente de seu tempo, que só puderam ser concretizados nos séculos seguintes. Ele inventou, por exemplo, a grua, tão usada hoje na construção civil. 
desenhos de cavalos
escafandro
E quando ele se propunha a estudar algo, como a anatomia dos cavalos, no desenho acima, ele ia a fundo até esgotar a matéria, quando, somente então, partia para um próximo projeto. As máquinas de voar foram, sem dúvida, seus projetos mais ousados. Em diferentes períodos de sua vida, realizou estudos sobre o voo, sempre baseado no movimento dos animais. Foi ele que descobriu o fator "resistência do ar", que deveria ser medida para o projeto de uma máquina voadora. 
parafuso aéreo. A estrutura foi inspirada nas formas de parafuso, como o movimento das cinzas jogadas ao vento, que viajam grandes distâncias enquanto giram no ar. O projeto também não se concretizou
pára-quedas
Mas não foram só máquinas de guerra e objetos voadores que o Leonardo da Vinci projetou. Ele também revolucionou a indústria da época. O setor têxtil, com a chegada da seda, estava a todo vapor e, para facilitar a vida dos fabricantes, Leonardo passou a se dedicar ao estudo de todos os tipos de roldana e materiais diferentes, chegando a montar uma mesa giga só para estudar diferentes tipos de atritos.

Foi uma ideia original a roda de fiar palhetas móveis que executava simultaneamente as operações de alongamento, torcendo e enrolando os fios, situações que eram realizadas separadamente e de forma manual. Esse sistema foi utilizado até o século XIX na Inglaterra, quando ocorreu a Revolução Industrial, 
máquina de cardar com movimento alternativo
máquinas de tecer
Enfim, a exposição é giga e vale muito a pena ser visitada, para saber um pouco mais sobre esse grande gênio, que fez muito mais do que pintar a Mona Lisa. E tem muitas outras maquetes e projetos por lá, muita coisa bacana. Recomendo com amor!! E vá com tempo, sem pressa, porque há muita coisa a ser vista.
projetos de máquinas voadoras, baseadas nas anatomias dos pássaros e morcegos
close

Nenhum comentário:

Postar um comentário