quarta-feira, 13 de novembro de 2013

MÁSCARAS CAPILARES

Eu não tenho o hábito de ir a cabeleireiros fazer hidratação. Aliás, eu vou a um cabeleireiro de 3 em 3 meses para cortar e olhe lá! Mas, eu tenho plena noção da importância de uma hidratação bacana e dos benefícios que as máscaras mais potentes fazem para os fios. Por isso, eu tenho algumas máscaras aqui em casa e faço hidratação por conta própria umas 2 vezes por semana. Vou contar um tiquinho sobre elas, sobre o meu ritual e trazer algumas informações a vocês. 
todo mundo junto
Acho que a primeira coisa que a gente pensa quando vem a palavra "hidratação" na cabeça, é que ela só serve para cabelos danificados. É claro que se você está com o cabelo super danificado, com coloração, química, etc, é aconselhável que se faça mais hidratações e com produtos específicos para esse fim. Mas, a verdade é que todo mundo tem que fazer hidratação de vez em quando - de acordo com a necessidade de cada um -, e você sente demais a diferença que esse tipo de tratamento faz. E é tão simples!!!

A Allure do mês passado trouxe uma matéria sobre esse assunto, dando dicas de profissionais sobre hidratações. Mas, o que eu realmente achei interessante, foi o tópico que falou sobre as razões para se usar um condicionador de hidratação profunda ou uma máscara. Primeiro, eles dizem que é bacana usar o condicionador do dia a dia porque ele ajuda a desembaraçar e deixar o cabelo mais macio, mas uma máscara ou um condicionador de hidratação profunda são de 15 a 25% mais hidratantes, tendo em sua composição óleos essenciais, panthenol - que ajuda a selar a cutícula do cabelo - e outros ingredientes que um condicionador comum não tem.

A segunda razão é que os produtos mais potentes têm agentes, como cloretos, que agem positivamente nas cargas negativas do cabelo, neutralizando os danos. Alguns condicionadores do dia a dia também têm esses agentes, mas as máscaras e os condicionadores de hidratação profunda possuem esses agentes em maior quantidade, de modo que eles permanecem agindo no nosso cabelo mesmo após algumas lavagens. Eles deixam uma espécie de camada de proteção capilar. 

E todo mundo pode se beneficiar desses produtos, uma vez que já há no mercado versões para cada tipo de cabelo. E se você tem cabelo fininho e oleoso - tipo eu - e acha que essas máscaras podem ser muito pesadas, você pode dilui-las em água ou reduzir a quantidade. Eu prometo que super dá certo! Meu cabeleireiro disse que podemos aplicar máscaras de duas formas: o cabelo deve estar molhado, então, podemos usar o shampoo, sair do banho, aplicar a máscara, massagear - segundo ele, esse é o passo mais importante -, deixar agir por uns minutos e depois voltar para enxaguar. Ou, podemos fazer isso no banho mesmo. E enquanto a máscara age, a gente usa o sabonete, o hidratante de banho e outras coisas. Vou falar a vocês sobre os produtos que eu tenho para esse fim. 

- Macadamia Natural Oil: eu comprei essa máscara ano passado em NY e paguei $35,00 numa farmácia. Não é super fácil de achar em lojas por lá, mas há várias lojas online que vendem, inclusive brazukas. O que eu gosto nela é que o cheiro é uma delícia, ela é super concentrada, de modo que a gente precisa de uma quantidade bem pequena para fazer o serviço e quando saímos do banho, o cabelo está uma delícia! 
tampa
de ladinho
O potão vem com 250 ml, a validade é de 18 meses e ele é próprio para cabelos secos e com danos, mas eu juro que super funciona no meu cabelo que é oleoso e o produto não contribui para isso. 
consistência

- Moroccanoil Weightless Hydrating Mask: eu AMO essa máscara que também foi trazida de NY ano passado e custou algo bem semelhante ao da máscara Macadamia. Apesar de eu amar esse produto acima, eu acho que a Moroccanoil deixa o cabelo um tiquinho mais gostoso e acho que isso se deve ao fato de que ela é mais leve, menos concentrada do que a anterior. A consistência dela é diferente. Se você virar a Macadamia, o produto não vai cair, mas se virar a Moroccanoil, ele cai. 
tampa
de ladinho
No mais, eu amo o cheiro e amo a sensação que ele deixa no cabelo. O pote vem com 250 ml de produto e essa versão é a mais leve, sendo que há versões mais pesadas. Ele ajuda a restaurar a elasticidade dos cabelos e promove uma hidratação intensa. 
consistência

- Aussie 3 Minute Miracle: esse produto virou hype no mundo todo de uns anos pra cá e eu vou dizer que me apaixonei tanto, mas tanto, que já estou no 3° tubo!!! Ele é incrível e a verdade é que eu nunca li uma resenha negativa sequer sobre ele. E o mais bacana é que lá na gringa ele custa menos de $10,00 e rende horrores!

Bem, não há muito o que ser dito, sua função é promover uma mega hidratação em apenas 3 minutos. Você lava o cabelo, enxágua, passa o Aussie, massageia um pouco e enquanto ele age por 3 minutos, você se lava e faz o que tem que fazer. Enxágua e voilá, o cabelo está uma delícia. Sério, o meu cabelo fica mais liso e parecendo manteiga!
embalagem
bocal
Ele vem com 236 ml, cheirinho de côco e é recomendado para cabelos com danos. Em sua composição tem óleo de jojoba, aloe, dentre outros ingredientes bacanas. 

- Pantene Pro -V ampola: e se você não pode viajar ou não quer gastar muito nesse tipo de produto, eu tenho uma experiência bem boa com essas ampolinhas da Pantene. Para o meu cabelo, que é chanel e bem fininho, uma ampola dessa dá para 3 lavagens, de modo que, pelo menos pra mim, o custo x benefício desse produto é bem bom. Assim como o condicionador Aussie, ela promete agir em apenas 3 minutos, então, eu faço o mesmo processo do produto acima.
embalagem
bocal não muito prático
A ampola vem com 15 ml de produto e é vendida em embalagens de 3, se eu não me engano. É sem sal, sem cloreto de sódio e é recomendado para cabelos normais ou danificados. 

- Le Couvent des Minimes Masque Fortificant Bienfaisant: eu sou absolutamente enlouquecida por essa marca, que é da rede L´Occitane e vende nos Pães de Açúcar e em alguns sites. Já usei de tudo: sabonete, shampoo, hidratante, sabonete de corpo e amo tudo porque é tudo ótimo, cheiroso e as embalagens são lindas. Só que não me dei bem com essa máscara. Ela é muito concentrada e eu acho que por mais que a gente enxágue, parece que fica resíduo e o meu cabelo fica muito pesado. Eu imagino que ela deva ser ótima para cabelos mais grossos e secos. Mas, pra mim não funcionou.
tampa
de ladinho
Ela vem numa embalagem fofa de 250 ml e é recomendada para cabelos normais a secos. A embalagem recomenda que a gente deixe o produto agindo por 5 minutos antes de enxaguar. E o cheiro é uma delícia!!!
consistência

Nenhum comentário:

Postar um comentário