segunda-feira, 29 de maio de 2017

SALDÃO DE LIVROS DO MÊS - MAIO

Esse mês foi bastante atípico no mundo das minhas leituras. Isso porque todos os meses eu vou até a minha prateleira e separo algumas coisas que quero ler durante o mês que está entrando. E assim foi feito em maio. Todos os meses eu pego um livro "líder" que geralmente será aquele me acompanhará durante todo o mês, por ser mais gordinho ou mais pesado - o desse mês foi Angélica -, há o livro da TAG e outros escolhidos. Mas, me emprestaram No Ar Rarefeito do John Krakauer, que eu tive que passar na frente dos outros e a minha amada Lucinda Riley lançou um novo livro que... claro que tive que comprar e passar na frente de todos os outros! Portanto, os livros separados para esse mês ficaram para o próximo! Vamos ver o que foi lido?
não tem quase livro nessa lista porque a maioria foi online, emprestado ou eu mesma emprestei para outras pessoas.
- No Ar Rarefeito (Jon Krakauer): eu amo livros que trazem um relato verídico de algum fato ocorrido e, se rolar uma tragédia no meio, fechou o prato cheio pra mim! Assim como No Coração do Mar foi algo incrível na minha vida, No Ar Rarefeito não foi diferente. Conta a história dos alpinistas que escalaram o Everest em 1996 e acabaram sendo pegos pelas surpresas da montanha. O filme Everest conta essa história e é baseado no livro. 
- A Mágica da Arrumação (Marie Kondo): me deu a louca e eu li esse livro online num único dia. Essa autora japonesa é super famosa no mundo inteiro por ser a mestra nas técnicas de arrumação dos cômodos e mudar a vida daqueles que fazem seus cursos ou mesmo leem seus livros. Coloquei em prática suas técnicas logo que cheguei em casa e vou dizer a vocês que não me decepcionei!
- Os Reis Malditos - O Rei de Ferro (Maurice Druon): livro começado no mês passado e terminado nesse mês. Nos trás uma parte da história francesa de meados de 1300 e bolinha. História bem antiga, de quando o Rei era Felipe, o Belo. Mas ele nos trás intrigas de corte, personagens muito fortes, as relações com a Inglaterra e outras curiosidades interessantes. Foi uma releitura.
- Angélica, a Marquesa dos Anjos (Anne e Serje Golon): outra releitura e outra sobre a história da França. Assim como Os Reis Malditos, esse também é parte de uma série que será lida aos poucos. Mas é uma delícia a livro, a história é muito incrível e essa se passa na época de Luis XIV, ou seja, algo mais conhecido da gente. Nesse primeiro volume, Angélica começa como uma pré adolescente, já muito questionadora e a frente de seu tempo e da metade para frente, ela já é uma moça crescida e uma mulher casada. Ela é uma nobre de uma família em decadência e vai sentir na pele o que isso significa e os sacrifícios que terá de lidar em virtude de sua condição. 

- A Árvore dos Anjos (Lucinda Riley): bom, não preciso dizer que amei o livro, porque foi escrito pela minha escritora favorita! A leitura foi bem rápida, coisa de 4 ou 5 dias e deliciosa, como sempre. Não vou falar muito por aqui porque já estou preparando post para o próximo mês.

- O Leopardo (Giuseppe Tomasi Lampedusa):  livro da TAG do mês de maio e um clássico da literatura italiana. Ele traz uma parte da história que é recente, foi vivida pelos meus antepassados - tataravós -, mas era meio que desconhecida para mim: a unificação da Itália, a queda da nobreza e ascenção da burguesia. Eu sabia que a Itália era uma colcha de retalhos no final do século XIX, mas não tinha muito conhecimento de como ocorreu a unificação. Li metade do livro apenas.
- Cai o Pano (Agatha Christie): esse livro, na verdade, era para ter entrado no saldão de livros do mês passado, porque ele foi terminado exatamente no último dia do mês. Mas não tive tempo de inclui-lo, então, aqui está. Trata-se do último caso de Hercule Poirot e um livro bem importante da autora. Foi uma releitura.

As Virgens Suicidas (Jeffrey Eugenides):esse é um dos livros que estavam na minha lista de leituras para 2017 e eu o devorei em apenas 4 dias. Muito incrível e muito diferente de tudo o que eu já li. O livro é narrado por uma ou várias pessoas – não dá para ter certeza – e relata a história das irmãs Lisbon que, simplesmente, entenderam por bem dar um fim às próprias vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário