terça-feira, 29 de dezembro de 2015

DIÁRIO DE VIAGEM - DIA 06 - LANDSHUT

Opa, o ano está acabando, mas eu estou apenas no começo da minha viagem à Alemanha. Ainda hospedada em Nuremberg, no sexto dia fui fazer um bate-volta a Landshut (se pronuncia Lendsrut), uma cidade fofíssima, que fica a apenas a 1 hora de viagem de trem e foi um dos momentos mais queridos da minha trip. Eu fui meio que sem saber o que esperar e sem roteiro, apenas com a noção de que se tratava de uma cidade medieval, com castelo, igrejas, aquela coisa toda.
modelito do dia - camiseta My Basics e saia Farm
mercado ótimo que estava rolando na cidade
algumas das iguarias deliciosas
O tempo não estava super firme em Landshut, e ainda assim, rendeu as belas paisagens que ilustram esse post. E apesar de tudo, a temperatura estava em torno de 30ºC, o que não facilita muito o passeio pelas ruas.

Da estação de trem, e com indicação, peguei um ônibus que me deixou bem no centro da cidade e de lá, a locomoção é bem simples: literalmente uma rua que vai e outra que vem. A cidade é bem maior do que isso, pelo que vim a descobrir depois, com minhas andanças sem mapa, mas a parte turística e bonitinha é apenas isso. Landshut, no entanto, é uma gracinha, parece de boneca! Toda composta por casinhas coloridas que datam do período de 1400 e muito, mas muito bem cuidada.
vista maravilhosa
primeira impressão da cidade
feirinha local rolando
Landshut, como todos os locais antigos, conta com algumas igrejas bem impressionantes, mas St Martin é a principal e a mais alta delas, muito bonita e imponente. No meio do caminho ainda me deparei com uma capelinha absolutamente interessante e antiga e muito, mas muito bonitinha, E essa capelinha não estava no mapa e não possuía indicação nenhuma como ponto turístico, por isso eu sempre digo: largue um pouco o mapa e deixe se perder, porque é quando nos deparamos com as melhores coisas.
subida para o castelo
e o burgo
No final da rua, há o castelo/burgo, o ponto alto da visita à cidade. Ele fica no topo de uma montanha super íngreme e acho que paguei todo os meus pecados subindo até lá. A subida é bem difícil, mas o que você encontra lá em cima e a vista, valem todo o esforço! É muito legal ver como as pessoas da época viviam, como funcionavam as coisas e se transportar um pouco para aquele período que lemos nos livros.

No castelo, é possível fazer um tour guiado, que infelizmente não dá para tirar fotos, e depois, com o mesmo ticket, subir para o museu. Acho que paguei 10,00 Euros pelo tour, agora não me lembro direito. Como o castelo é muito antigo, ele não conta com a pompa e o luxo dos palácios de 1700 e poucos pra cá. É mais rústico e frio.
vista maravilhosa do castelo

De lá, já estava um pouco tarde, eu estava morrendo de calor e de fome e acabei chegando a uma lanchonete. Vale dizer que a cidade é bastante provida de bons restaurantes e uma variedade enorme de cardápios. Mas não eram exatamente super baratos e eu fui à Alemanha para passear e não fazer turismo gastronômico. A lanchonete era bem gostosa por sinal e o garçom, bem gato!!! Lá pelas 15hs, segui para a Rathaus - prefeitura - em busca de um banheiro (fica a dica, as prefeituras antigas e centros turísticos sempre oferecem banheiros gratuitos) e, para a minha surpresa, me deparei com uma sala de audiências maravilhosa e lindos vitrais.
lindos vitrais da Rathaus
detalhes das paredes
lareira
Anda deu tempo de fazer um tour guiado pelo Residenz da região, que não é muito grande e também vale a visita. De lá, comecei a fazer o caminho de volta para a rodoviária. Uma coisa curiosa na Alemanha, e contrária a que eu havia constatado em Portugal, é que, se alguém diz a você que determinado lugar fica a 10min de caminhada, pode colocar 1/2 hora!!! Eu sempre acabo andando mais do que havia planejado!!! Se na ida peguei um ônibus para a estação, na volta preferi ir andando e admirando as paisagens. Mas....
mais da cidade
casinhas coloridas
igreja de St. Martin ao fundo
e mais de perto
Claro que meu dia estava muito incrível para ser verdade. Saí de Landshut no horário marcado, às 17:49hs e eu sabia que o trem faria algumas paradas antes de me levar de volta a Nuremberg, onde passaria minha última noite. Além disso, eu deveria fazer uma conexão em Regensburg e chegar no meu destino às 18:25hs. Mas, o trem quebrou no meio do caminho.

A parte boa é que os alemães são muito organizados e nos enfiaram em ônibus, para que pudéssemos chegar aos nossos destinos. A parte ruim é que eu não cheguei a Regensburg no horário marcado e por conta disso, perdi minha conexão para Nuremberg. No final das contas, tudo é festa. Eu acabei conhecendo uns locais na estação, que estavam se preparando para as festividades da cidade, todos em trajes típicos e conversamos muito, foi muito legal!!! Sempre acho que as coisas não são de todo ruins!!!
mais um bônus
detalhes da capelinha fofa que falei
e do lanche que estava delicioso
do castelo - aquela bandeira azul e branca ao fundo é do reino da Baviera
Foi cansativo, mas um dia muito bom!!! Cheguei meio tarde em Nuremberg, com fome, mas ainda tinha que arrumar as minhas malas, porque no dia seguinte bem cedo, partiria para Munique. Aguardem cenas dos próximos capítulos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário