quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

DIÁRIO DE VIAGEM - DIA 05 - NUREMBERG

Se o primeiro dia em Nuremberg foi de reconhecimento de terreno e descobertas interessantes, o segundo dia foi mais focado a atividades. Foi mais um dia de interiores e não tanto de ver as coisas por fora, as construções, os hábitos e costumes da cidade. No dia anterior, após ter me apaixonado por Nuremberg, me informei sobre algumas atividades que poderia fazer para me aprofundar no que a cidade tinha a me oferecer, e acabei caindo em dois passeios que já adianto: valem demaaaaaais!!!!
café da manhã ótimo
look do dia: blusa Banana Republic e saia F21
Sabia que o dia seria intenso e, portanto, levantei um pouquinho mais tarde, às 7:30hs, tomei um café da manhã bem reforçado, para que a fome não me atrapalhasse durante o dia, peguei o metrô e desci bem na porta do castelo da cidade. Cheguei lá por volta das 10hs da manhã e estava absolutamente vazio, o que é ótimo e uma dica boa a vocês, porque depois desse horário, váááários grupos enormes de turistas foram chegando e o lugar ficou lotado e impraticável de andar.
tesouros
ostentação
armaduras
armas
e o tal fosso incrível!!!
Aqui, acho que vale uma mini menção histórica sobre esse castelo, o Kaiserburg, que é master bem preservado e data do ano 1000 d.C., aproximadamente. Ele foi, na Idade Média, considerado um dos castelos mais importantes da Europa e é possível fazer uma visita guiada por lá, e ver as salas dos imperadores, decoradas com quadros, tapeçarias, móveis, visitar a capela, o museu com uma coleção imensa de armas e o poço, que é uma visita interessantíssima e poderia ser bem melhor, não fosse o guia falando em alemão.

Aliás, eu não sei se já falei sobre isso por aqui, mas me deparei em vários lugares na Alemanha em que as visitas eram obrigatoriamente guiadas, os guias falavam exclusivamente o idioma local e não havia áudio guide. E os turistas, aos montes, eram todos estrangeiros. Poxa Alemanha, vamos melhorar esse negócio!!!!
eu já disse no post anterior que Nuremberg é cheia das fontes e estátuas diferentes e curiosas!!!
muros do castelo
mais um pouco
Pois bem, claro que a visita empobreceu um pouco com o guia falando em alemão, mas ainda assim, vale muito e eu não me arrependo nem um pouco. O lugar é extremamente bem preservado, os jardins são incríveis e a vista de lá de cima é de tirar o fôlego. Eu tirei taaaaantas fotos, que foi quase impossível escolher apenas algumas para colocar nesse post.
lado de fora - vila medieval super bem conservada
gracinha
restaurante local
os jardins são incríveis!!
não me canso das plantinhas alemãs
fazendo pose
De lá, fui para o centro da cidade, almocei no Mc Donald´s (que original!!!), comprei um doce de cereja que é bem típico da região - e imenso - e segui para o local de encontro para o meu tour num Bunker da Segunda Guerra. Estava ansiando demais por esse passeio, que só descobri que existia quando cheguei em Nuremberg e eu devo dizer a vocês que vale muito a pena!!!! Ah, a título de informação, o passeio pelo castelo custa 9,00 Euros e o tour pelo Bunker, 6,00. É tudo muito baratinho por lá, ao contrário de Berlim, onde você paga até paga entrar nas Igrejas, juro!!!!
interior do castelo - bem rústico
telhado maravilhoso
pinturas
móveis
Bem, a visita ao Bunker é guiada, dura em torno de 1:30hs, tem quantidade limitada de pessoas, e com a graça de Deus, há áudio guide de graça, o que significa que deu para entender tudo!!! Eu saí do local absolutamente extasiada com tanta informação e com a tamanha organização daquela senhor do mal chamado Hitler. O cara era um monstro, mas era extremamente hábil, isso não podemos discutir. Ele planejou absolutamente tudo antes da guerra começar e Nuremberg era a cidade alemã com maior quilometragem de túneis subterrâneos e a segunda mais atingida durante o período. No bunker que visitei, cabiam cerca de 20.000 pessoas, além das milhares de obras de arte que ficaram por lá.
vista incrível do castelo
um pouco mais da vista
mais outra!
O local tem sistema de ar condicionado, iluminação, baterias e saídas de emergência, além de um forte esquema de propaganda, que ficava sonando o tempo todo dentro do bunker, numa espécie de lavagem cerebral da população. Após a guerra, os cidadãos alemães foram convocados para apresentar projetos de reconstrução da cidade, e todos tiveram de se voluntariar para trazer a cidade de volta à vida. Fiquei realmente muito impressionada com tudo e uma pena que não podia tirar fotos, porque o lugar é incrível.
torta local, bem gostosa
Bem, próximo episódio, Landshut, uma cidade de boneca!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário