segunda-feira, 26 de outubro de 2015

TURISTANDO EM SÃO PAULO - PINACOTECA E JARDIM DA LUZ

escondidinha atrás das árvores
Eu amo viajar, amo mais do que tudo, mas eu também amo desbravar a minha cidade e ir a locais turísticos que gringos normalmente incluem em seus roteiros. Desde pequena, meus pais sempre me levaram a exposições, museus, parques, lugares históricos, e em razão disso, eu sempre soube mais sobre a minha cidade do que o restante dos meus amigos.

E é curioso porque no final do ano passado meu amigo, que mora em NY e casou-se com uma estrangeira - ela é venezuelana, mas mora em NY há milênios -, trouxe a esposa pela primeira vez a São Paulo. E ele me chamou para turistar com ela, mostrando os lugares bacanas, os pontos turísticos, etc. E confesso que adoro fazer isso!!!
por dentro ela é vazada
tijolinhos aparentes
isso é uma fonte!!!
uma das obras expostas no vão
Dia desses eu fui à Pinacoteca do Estado e ao Jardim da Luz e resolvi vir aqui, dividir essa tarde deliciosa com vocês e incentivá-los a, não só visitar esse lugar lindo, como desbravar os museus e locais históricos das suas próprias cidades. O acesso é super fácil, você desce na Estação da Luz (metrô), uma das mais lindas e que por si só já vale o passeio. No entorno, outros tantos lugares interessantes a visitar, como a Sala São Paulo, o Museu da Resistência e o Batalhão Tobias Aguiar - todos visitados com meus pais enquanto crescia. Mas, essas atrações ficarão para uma outra oportunidade
edifícios ao redor
coreto
lago belíssimo
carranca imensa que faz parte de uma das exposições temporárias
A Pinacoteca possui um acervo próprio e fixo, além de outras exposições temporárias. O prédio abrigava o antigo Liceu de Artes e Ofícios, foi construído no final do séc. XIX por Ramos de Azevedo e é simplesmente deslumbrante. As obras são, em sua maioria, de produção brasileira e contam um pouco não só da história do Brasil, mas principalmente de São Paulo. São quadros - o Mestiço do Portinari está por lá -, esculturas - há várias maravilhosas e de autores renomados, como Victor Brecheret - dentre outras tantas coisas legais. E são vários andares, é recomendável reservar uma tarde toda para ficar por lá e deliciar-se no jardim e no café, que é uma delícia. 
o jardim está super bem cuidado
árvores exóticas e super antigas
detalhes
O horário de funcionamento é de terça a domingo das 10hs às 18hs e os ingressos são super baratinhos, R$ 6,00. Eles contam com visitas educativas agendadas também, com biblioteca e outras tantas outras coisas legais. Recomendo demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário