quarta-feira, 25 de julho de 2018

VIAGEM FRANÇA - DIA 14 - FONTANEBLEAU E PETIT PALAIS

blusa Banana Republic, jaqueta Ralph Lauren de brechó e calça que era da minha mãe. A echarpe também é da minha mãe!

Quase no finzinho da viagem, fiz mais um bate volta de trem pela região. Claro que, como sempre, pegar trem foi um completo caos. E, para completar, o outono parecia ter chegado de vez na França e eu não estava preparada para o frio que me esperava. Cheguei na Estação Gare de Lyon por volta das 7:15hs da manhã e, como sempre, não havia um ser humano para me dar informações.

Acabei encontrando um guichê da empresa de trens e eles me indicaram um setor. Ocorre que era o setor de embarque e não de compra de bilhetes! Tentei comprar pela maquininha, mas não consegui. Depois de um tempão, me disseram que o lugar para compra era exatamente o primeiro, onde eu havia pedido por informações.... Que inferno! Para completar meu dia, que não ia muito bem, perdi o trem porque estava na plataforma errada. Acabei tendo que pegar o próximo, o que me atrasou muito. 


De Paris a Fontainebleau há diversas paradas, mas no final, tudo deu certo, cheguei a estação Gare de Fontainebleau-Avon e de lá, peguei um ônibus para o chateau – aliás, chamar aquilo de chateau é piada, porque o palácio é imenso! Bem pertinho estava rolando uma feira e, claro, resolvi dar uma checada, mesmo estando atrasada e mesmo temendo perder o áudio guide que havia reservado. Acabei comprando na feira um cardigã cinza, o que foi bastante providencial para o frio que eu estava sendo – frio real!!

O áudio guide também deu certo e, para a minha surpresa e extrema felicidade, fiz a visita em um palácio quase vazio, sem aquele monte de turistas e chineses que invadem o palácio de Versalhes. E isso me possibilitou ver tudo com mais calma, parar em cada um dos cômodos, ouvir o áudio guide, tirar fotos, etc. Foi uma experiência completamente nova, visto que Fontainebleau é bem parecido com Versailhes, exceto pelos jardins imensos deste último, mas o fato de não estar lotado torna a experiência muito diferente.

O palácio é bem extenso, o local está absolutamente conservado e guarda muito mais móveis e ornamentos do que Versalhes. E, pelo que entendi, é o único palácio na França que abrigou todos os reis e rainhas, sem exceção, inclusive o próprio Napoleão que abdicou e se despediu de seus guardas lá mesmo em Fontainebleau. No local há uma capela lindíssima, onde foram batizados Napoleão III e casou-se Luis XIII (talvez tenha sido Luis XV... não peguei direito essa parte!). E a capela linda foi feita por ordem de ninguém menos que S. Luis.

A cidade até parecia bem bonitinha de se explorar, mas eu preferi voltar para Paris após a minha experiência incrível no palácio. Queria ir até o Petit Palais, onde eu ainda não tinha tido a oportunidade de ir, é de graça e me falaram que é deslumbrante. E sim, é verdade!! O Petit Palais é uma gracinha e realmente imperdível. A própria arquitetura do local já vale a pena, mas as obras também são bem legais. Para quem foi ao Louvre e outros museus locais, não há nada demais, mas ainda assim, vi muita coisa incrível.  Tomei um café no jardim e fui andando até o hotel para fazer as malas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário