segunda-feira, 30 de julho de 2018

SALDÃO DE LIVROS DO MÊS - JULHO


Esse mês que passou teve uma certa peculiaridade: meus pais viajaram durante 15 dias e eu tive que me utilizar de transporte público em todos esses dias. isso significa que tive mais tempo para ler. No final das contas, acabei lendo praticamente 1 livro por semana, além de conseguir concluir a leitura do escritório – Sapiens - e de avançar algumas páginas da leitura de casa – It. No final das contas, portanto, foi um mês bastante produtivo para as leituras. Como de costume, vou falar apenas das leituras concluídas. 


- Sapiens (Yuval Noah Harari) – trata-se de um livro interessante, porém didático. Não é um romance, não há diálogos e, portanto, não é aquele tipo de livro que não queremos largar. E, para completar, ele é bem grossinho. Mas, ele é muito interessante fiquei bem satisfeita de tê-lo lido. Ele vai nos mostrar como a sociedade se tornou do jeito que está hoje, como os sapiens evoluíram para o que somos hoje, como as pessoas começaram a se reunir, como viviam, etc. É interessante.
- Caminho da Liberdade (Slamovir Rawicz) – sem dúvida, a leitura favorita do mês. Já falei por aqui que amo livros autobiográficos ou não, que retraram fatos verídicos de catástrofes e desafios intensos vividos por seus protagonistas que sobreviveram para contar a história. Nesse romance autobiográfico, Slamovir conta como, junto a outras 7 pessoas, conseguiu escapar de um gulag na Sibéria e chegar à Índia. As provações que o grupo passou no caminho foram terríveis e nem todos sobreviveram.
- A Loba da França (Maurice Druon) – 5ª livro da série Os Reis Malditos e uma releitura. Nesse volume, o foco estará na rainha Isabel, filha de Felipe, o Belo, mas rainha da França. Com a ameça constante de seu marido e do amante do rei, Hugo Despenser, Isabel encontra refúgio na França, onde terá ajuda de seu primo Roberto D´Artois e outros nobres. Enquanto isso, Carlos, o Belo, o filho mais novo de Felipe, governa o país, comandado por seu tio, Carlos Valois.
- As últimas testemunhas (Svetlana Aléksievich) – livro da TAG do mês. Eu amo de paixão essa autora, acho que ela nos trás a verdade nua e crua de acontecimentos que só temos conhecimento através de livros, e só aquilo que os historiadores querem que saibamos. Nesse livro, ela nos traz relatos de pessoas que eram crianças quando eclodiu a Segunda Guerra e que, claro, pelo próprio choque e terror do acontecimento, lembram-se de fatos e situações muito inusitados sobre o período, principalmente relacionados a perda e a fome. Confesso que gostei muito da leitura, mas fiquei muito mais tocada com Vozes de Tchernobyl.
- O outro pé da sereia (Mia Couto) – estava louca para ler algum livro desse aclamado escritor moçambicano e esse foi meu eleito. Ele tem uma linguagem bem poética e personagens bem singulares, me lembrou um pouco Valter Hugo Mãe. Conta a história de um casal, Mwadia e Zero Madzero (melhor nome!) que mora num local bem no meio do nada absoluto e encontra uma imagem de uma santa enterrada – uma coisa meio Nossa Senhora Aparecida. E a história vai girar em torno de relações familiares e misticismo.
- Fique Comigo (Ayòbámi Adébáyò) – livro TAG inéditos do mês e apenas maravilhoso! Essa é a minha terceira autora nigeriana e eu posso dizer que todos os livros lidos desse país são muito bons, muito gostosos de ler e, incrivelmente, parecidos! Todos giram em torno da figura da mulher dentro daquela sociedade machista da cultura ioruba, seu papel de mãe, de batalhadora. E, ainda, de quebra, ficamos por dentro da cultura regional e da política do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário