segunda-feira, 21 de agosto de 2017

MAS... QUANTO EU LEVO PRA VIAGEM?

Eu acho que a maior dúvida que eu vejo quando leio posts sobre viagens é: quanto levar de grana? E gente, honestamente, essa é uma pergunta cuja resposta é absolutamente variável, porque depende muito do tipo de viagem que você vai fazer. Você gosta de comer bem? Quer fazer compras? Está saindo do Brasil sem nenhum ingresso comprado? Etc, etc, etc..... Isso tudo tem que entrar na conta final.
O que eu costumo fazer, e isso aprendi com a minha mãe, é levar uma quantia, não importa qual seja, e dividi-la pelo número de dias que eu vou ficar naquele lugar, incluindo o dia que chego e o que vou embora. Daí você vai saber que tem X para gastar por dia e que ultrapassar esse valor poderá ou lhe causar algum tipo de problema ou significar a diminuição do seu budget dos outros dias. E isso é legal porque acaba ficando “um dia pelo outro”. Por exemplo, o dia que eu fui para o Vale do Loire – excursão contratada – gastei com almoço, jantar e cartões postais. Não é o mesmo que ir ao Marais onde a oferta de compras apetitosas é maior.
Então, minha dica inicial é: se programar. Não importa o quanto você está levando, você tem que fazer uma projeção de gastos na sua viagem, baseado no seu estilo de trip, e fazer a divisão da grana por dias, porque isso evita que você comece a viagem comprando a farmácia inteira e termine tendo que se prostituir no Moulin Rouge. E claro que dá para fazer umas extravagâncias e colocar no cartão de crédito, mas desde que seja um valor que você saiba que conseguirá pagar na volta, que não se tornará uma dívida na sua vida. Eu já sai do Brasil, por exemplo, sabendo que queria comprar roupas de trabalho na Uniqlo e sabia que usar o din din da viagem iria me causar problemas. Então, joguei no cartão de crédito e deu tudo certo. Ah, deixar o cartão limpo antes da viagem – tanto para fins de emergência quanto para essas comprinhas extras – é uma boa dica também.
Tá bom, já entendi. Mas, quanto eu levo? Miga, você leva o quanto você pode levar e a sua viagem vai girar em torno disso. No meu mundo ideal, por exemplo, acontecido há 1 ano atrás, eu queria levar 1.000,00 Euros para gastar, porque achava que essa quantia me deixaria muito a vontade – isso dá, mais ou menos, 66,66/dia. Mas daí coisas aconteceram, a moeda aumentou, a crise chegou e eu consegui levar para a França 835,52  sim, quantia exata, o que deu 55,70/dia. 11,00/dia a menos do que havia planejado, mas foi o que deu!! E juro, com muito sacrifício!

E foi uma quantia tranquila para o meu estilo de viagem. Eu saí daqui com quase tudo pago, de modo que lá eu precisaria arcar com alimentação, transporte e coisinhas que eu porventura quisesse comprar. Fiquei com vontade de comprar o mundo? Sim, fiquei. Mas gente, temos que ser realistas dentro do que é possível. Eu não comi em restaurantes todos os dias, comi sanduiches pela rua, andei bastante a pé – sim, eu sou capricorniana e bem pão dura!!! Isso é um pleonasmo??– e comprei bastante coisinha por lá – se já não mostrei as comprinhas, fiquem de olho que já aparece. Então, é isso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário