sexta-feira, 7 de abril de 2017

LIVRO - ANARQUISTAS GRAÇAS A DEUS

Que livro gracinha! Fazia tempo que estava querendo ler e acabou que o devorei em março, embolado com outros livros cujas leituras já estavam em andamento. Mas, como Anarquistas graças a Deus me foi emprestado, estava com prazo para devolução. O livro, para quem não sabe, foi escrito por Zélia Gattai esposa de Jorge Amado,e ele reúne histórias de sua infância na Alameda Santos em São Paulo, numa família típica italiana do início do século XX.

Pra mim esse livro teve um gostinho especial porque moro em São Paulo e conheço todos os endereços mencionados e porque venho de uma família de imigrantes italianos, que provavelmente passaram pelas mesmas experiências que os pais e avós da Zélia. E a minha avó materna, que é a pessoa mais nostálgica que conheço, conta muitas histórias de sua infância e de seus pais e muitas delas são muito parecidas com as lembranças da autora. E acho que isso trouxe pra mim uma “lembrança que me pertence, mas que não vivi” – tá parecendo música do Renato Russo!
No mais, recomendo demais o livro, porque ele vai retratar São Paulo do início do século XX, os costumes, as vestimentas e fatos históricos como a revolução, a imigração italiana, a emancipação das mulheres, as reuniões anarquistas e comunistas. Vai nos trazer também memórias incríveis dessa mulher maravilhosa, seu amor por livros, a educação que recebeu, seu contato com os primos, as “viagens” ao Brás e a São Caetano, passeios de trem, amor por bichos, as personalidades de seus pais e irmãos, os namoricos escondidos, o amor pela babá Maria Negra e tantos outros detalhes incríveis que fazem desse livro uma leitura extremamente delicinha e obrigatória para entender quem são os paulistanos de hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário