quarta-feira, 12 de abril de 2017

VIAGEM - PRÓXIMO DESTINO MÊS A MÊS

No mês que passou, as coisas com relação aos preparativos da minha viagem não ficaram muito diferentes. Finalmente consegui agendar a renovação do meu passaporte – para maio, acreditem! – e eu andei comprando mais alguns ingressos de museus, passeios e outras coisinhas que farei na França. A parte boa disso é que, ao menos ao que parece, eu irei viajar com todos os ingressos comprados, de modo que o din din que levar será exclusivamente para comida e comprinhas. Isso é mais do que excelente, uma preocupação a menos.

No mais, achei pertinente falar sobre algo que tenho feito – desde de janeiro – que eu acho que pode ser interessante. Eu tenho lido muitos livros sobre a França, sejam livros históricos, propriamente ditos, sejam livros romanceados, mas que têm a França e a história como cenário. E isso é muito legal porque é como se eu já estivesse viajando desde já, conhecendo cada um dos lugares e os personagens que lá frequentaram. Fora que, quando chegar de fato a tais lugares, eu saberei sobre sua história, o que tornará a visita muito mais rica, sem dúvida.
Eu comecei a ter essa idéia depois que voltei da Alemanha. Primeiro porque eu notei que, tirando a parte do século XX (Segunda Guerra e Guerra Fria), eu não sabia nada sobre a história do país. A parte mais antiga era bem desconhecida e cada vez que eu visitava um castelo, por exemplo, ficava imaginando quem teria habitado aquele lugar. E segundo porque, depois de ouvir áudio guides e guias locais, e saber um pouco sobre aquelas pessoas, me interessei por algumas delas e quis me aprofundar com leituras quando cheguei ao Brasil. 
Para que vocês tenham idéia, eu comecei o ano lendo Os Miseráveis, que é uma histórica linda que mistura romance com fatos históricos e tem Paris como cenário. Depois, eu li a bibliografia da Maria Antonieta e passei a conhecer melhor essa parte da história - ainda estou lendo -, bem como uma das mulheres mais famosas da França. Lembrando que pretendo visitar a Conciergerie, local onde ela esteve presa antes de ser executada e Versailles e o Trianon, locais onde ela viveu. Há tempos atrás li a saga Os Reis Malditos de Maurice Druon,- essa é uma coleção que pretendo comprar com o tempo – e me foi muito rica também (correção: baixei toda coleção online!). Para os próximos meses, tenho separado Angélica e a vasta coleção que se passa na França e O Corcunda de Notre Dame que já está lá em casa. Vou ver se consigo alguma coisa sobre Napoleão – alguém me recomenda algo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário