quinta-feira, 27 de abril de 2017

SALDÃO DE LIVROS DO MÊS - ABRIL

Mais um mês acabado e mais algumas leituras finalizadas. Nesse mês que passou, tirando Maria Antonieta, não teve livrão calhamaço, daqueles que a gente tem que ler com calma, aos poucos. Não teve Dostoiévski, não teve Melville, Victor Hugo, Charles Dickens ou algum outro escritor antológico. No mais, eu acho que as leituras desse mês foram bastante ricas. Vamos dar uma olhada? 
sim, tem um livro ao contrário, porque eu sou bastante esperta, rs!!
- Maria Antonieta (Stefan Zweig): terminei de ler esse livro maravilhoso começado em março. Ele é imenso e eu levei um tempão para terminá-lo - não está na pilha da foto porque foi lido online. Ele vai nos contar a história dessa rainha tão famosa desde o período em que era uma criança na Áustria até a sua morte na guilhotina. Através do livrão, vamos conhecer alguns "babados" históricos, costumes, personagens e tantas outras curiosidades que não são ditas. Livro incrível, já fiz resenha.
- Os Elefantes não Esquecem (Ágatha Christie): essa foi uma releitura para o meu "desafio" de ler todos os livros da autora até os 40 anos. Esse livro é bem legal, a leitura é fluida, rapidinha e, apesar de tê-lo lido anteriormente, não me lembrava de sua história, mas acabei adivinhando o assassino.
- No País dos Homens (Hishan Matar): livro surpreendentemente bom. Quando comprei, dei uma rápida olhadela na contracapa e sabia apenas que se passava na Líbia do regime do Kadafi, mais nada. Ele nos conta, sob a narrativa de uma criança, os horrores daquele período, os sacrifícios feitos pelas famílias, as torturas em rede nacional, o medo e todas as outras consequências de um regime tão duro.
- A Máquina de Fazer Espanhóis (Valter Hugo Mãe): finalmente li algo desse autor tão premiado e nossa... gostei muito. A história se passa dentro de um asilo, sob o olhar do Sr. Silva, um senhor de 84 anos que perdeu sua esposa, o grande amor de sua vida. E nós vamos saber quais são as suas sensações dessa mudança brusca em sua vida, como é ser velho, suas relações com os outros hóspedes do asilo... só que tudo isso numa linguagem quase poética. Eu nunca usei tantos post it num livro - vários trechos geniais.
- A Montanha Mágica (Thomas Mann): nossa, esse mês que passou foi difícil porque tive que ler a quota de 40 páginas de abril e mais umas 20 de março que tinha deixado para trás. Mas eu consegui e posso ticar mais um trecho desse calhamaço difícil. faltam cerca de 200 páginas agora para terminar esse trem!
- A Amiga Genial (Elena Ferrante): esse livro tem pouco mais de 300 páginas e eu o li em menos de 1 semana. Amei, não conseguia mais largá-lo e não vejo a hora de devorar os outros livros da coleção. A linguagem é deliciosa, fácil de ler, fluida, as personagens são incríveis e a gente simplesmente não consegue largar o livro!
- Os Reis Malditos - O Rei de Ferro (Maurice Druon): esse foi um livro começado esse mês, li cerca de 1/3, mas que só será terminado em maio. É uma releitura de uma série que amo de paixão, estou lendo online e gostaria de tê-lo na minha prateleira. Trata-se de uma outra parte da história da França e mais um pouquinho de conhecimento para levar na minha viagem.
- Os Irmãos Sister (Patrick de Witt): que livro fofo!! Foi o livro enviado pela TAG nesse mês e eu o achei uma gracinha, fora que é a capa mais linda de todos os livros que tenho na minha prateleira. Não traz uma história emocionante, não é uma leitura imperdível, mas é certamente muito prazerosa e foi uma delícia ter recebido.
- Girl Boss (Sophia Amoruso): assisti à série (péssima, btw) e me deu vontade de ler o livro porque o assunto me interessa e porque li por aí que é BEM melhor que a série. E é verdade. Não é um livro incrível, mas conta a história real de uma pessoa que não tinha nada e com uma idéia na cabeça e muita coragem, iniciou um negócio multimilionário. Acho que é uma lição de vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário