sexta-feira, 22 de maio de 2015

FILME - PRIDE

Ontem eu assisti a um filme tão, mas tão incrível, que eu senti que precisava vir aqui compartilhar essa dica. O filme é de 2014 e eu juro que não ouvi falar quando do lançamento, foi uma dica de um amigo - que, by the way, só dá dicas boas -, e eu resolvi assistir. (cuidado, Spoilers a seguir)
O ano é 1984 (quando eu nasci!), e o filme é locado na Grã Bretanha de Margareth Tatcher considerada, por muitos, uma grande tirana e uma péssima governante. Naquela época, os gays não tinham qualquer privilégio, eram marginalizados, considerados pervertidos. Mas, um grupo lutava por seus direitos, fazendo piquetes, manifestações, espalhando panfletos e colhendo dinheiro, da própria comunidade, para sustento próprio e para fins de divulgação de informações a seu próprio respeito. 

Do outro lado do país, em Gales, cidades de mineradores também fazem protestos e piquetes, mas por outra causa: Tatcher simplesmente resolveu que a Grã Bretanha passaria a importar carvão e, portanto, seus trabalhos não seriam mais necessários. Só que, como uma região que vive, há gerações, exclusivamente de mineração vai sobreviver com essa nova lei? É aí que entra uma união inusitada e que vai permear todo o filme: sensibilizados com a causa dos mineiros, os gays passam a apoiá-la, angariando suporte e dinheiro para essas comunidades. 

Claro que a tarefa não é fácil, principalmente porque os mineiros são homens orgulhosos e conhecidos pela testosterona exacerbada, mas a união entre grupos tão antagônicos e, ao mesmo tempo, com tanto em comum, dá samba! O filme é lindissimo, um dos melhores que já vi em toda minha vida. E o mais incrível é que a história é verídica, e curiosamente, a cumplicidade entre gays e mineradores perdura até os dias de hoje.

Assistam!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário