quinta-feira, 2 de abril de 2015

PROJETO CONSUMO ZERO - MARÇO

Mantra para ser lembrado e relembrado diariamente: “toda escolha traz uma renúncia: a opção de gastar dinheiro em mais uma make, elimina a possibilidade de juntar o valor para viajar e equilibrar as contas.”

Acabei de completar 1 mês do Projeto Consumo Zero - para quem não faz ideia do que eu estou falando, post aqui – e já quero tecer minhas primeiras considerações. Vou começar do início! Comecei o mês com a conta negativa e fechando uma viagem-sonho para agosto desse ano. Isto é, comecei o mês de uma forma absolutamente bipolar, porque quem está pretendendo viajar, precisa economizar, o que significa virar o mês com números azuis e não vermelhinhos! Daí, bateu o pânico!!!! “Camila, sua louca, como você compra uma passagem se não consegue fechar suas contas do mês??” E foi quando eu percebi que minhas contas do mês fechavam muito bem, o que não fechava, era o cartão de crédito, que vinha recheado de gastos com supérfluos.
desodorante
Juntando isso com o meu novo livro, o Finanças Femininas – resenha no ar ainda essa semana -, eu resolvi iniciar uma espécie de tratamento de choque em prol da minha tão sonhada viagem – é muito mais fácil conseguir economizar quando se tem um objetivo! E eu vou falar que, não sei se é a empolgação do primeiro mês, mas foi mais fácil do que eu imaginava. Claro que existem gastos, a gente tem compras de farmácia, o que inclui higiene e remédios, alguma coisa de supermercado, em faço o pé a cada 15 dias (mão eu mesma faço), e tem aquelas coisas que acontecem no meio do mês que a gente não tem como prever. Mês passado, por exemplo, meu fone de ouvido faleceu e eu não considerei a compra de um novo como supérflua, uma vez que eu o uso para ver meus filmes e séries no Netflix, para ouvir música no celular durante minhas caminhadas matinais, etc.
fone
Mas, o que me orgulhou muito, e ainda dentro desses necessidades mensais que não podemos fugir, é que eu fiz uma coisa que não costumo fazer: pesquisar. Geralmente eu compro essas coisas onde é mais cômodo, mais fácil, e nem penso muito no preço. Mês passado, por exemplo, eu comprei 3 desodorantes por R$ 26,85, o que é uma verdadeira barganha, considerando que, geralmente, pago R$ 11,00 cada um. E eu fui atrás do preço mais em conta! Também consegui esse fone por R$ 57,49, quando cheguei a ver o mesmo modelo por aí, a R$ 70,00. Fui ao shopping várias vezes, recebi e-mails tentadores – oi “Semana do Consumidor” -, releases de coleções novas de make, mas me mantive firme e forte! Os únicos gastos fora da curva foram dois batons da MAC, da Coleção da Julia Petit, que estava almejando desde janeiro, o que significa que, apesar de uma compra cara e “desnecessária”, foi bastante planejada – estou fugindo das compras por impulso.
Juilia Petit para MAC
Aida, consegui fazer uma lista das minhas necessidades e "espalhar" o plano de compras ao longo dos meses, para não pesar. Claro que tem suas exceções, mas planejar é a garantia do sucesso. Eu estava, por exemplo, precisando de uma calça social, que é praticamente meu uniforme de trabalho. Como as calças de qualidade estão muito caras, cerca de R$ 300,00, eu havia deixado para o próximo mês. Mas daí, me deparei com uma calça linda na Amaro por R$ 135,00... acabei comprando porque me pareceu vantajoso para o momento - depois de pensar muito bem!!! E a questão do comprar certo para comprar uma única vez - melhor pagar caro por algo de qualidade do que baratinho por algo que não vai durar - é outra máxima que venho seguindo. 

Bem, concluindo o intuito desse post, o que eu tenho a dizer é que, claro que minha conta permanece negativa, porque milagres não existem, é necessário um tempo ainda dentro desse novo “EU” para conseguir colocar a casa em ordem. Mas, o que deve ser lembrado sempre é que a gente pode fazer uma evolução significativa e positiva a cada dia. Em outras palavras, é uma caminhada longa, mas no final dela, estará o pote de ouro ou, no caso, uma conta positiva com din din para a viagem, rs!! Estou muito orgulhosa de mim!

“Quando você precisa passar por cima de uma montanha, você tem que começar a subir. Muito esforço será exigido, e quanto mais cedo você começar a subir, mais cedo você chegará ao outro lado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário