sábado, 25 de abril de 2015

POR QUE VIAJAR SOZINHA?

Olá, meu nome é Camila e eu amo viajar sozinha. Muito prazer! A minha pergunta é: por que quando eu solto essa frase TODO MUNDO faz a maior cara de espanto – inclusive meus pais, no início? Qual é o problema em viajar sozinha? Cada vez que eu falo para os meus pais que estou indo para algum lugar – sozinha -, eu vejo olhares espantados e tentativas vãs de me dissuadirem dessa ideia “maluca” ou de me fazerem aderir a alguma excursão... claro que nunca funciona! Vou contar a vocês hoje como foi que eu comecei a viajar sozinha e o porquê eu acho que, mesmo tendo companhia, todo mundo deveria pelo menos uma vez na vida – se não pegar o gostinho... – fazer essa “loucurinha”.

Foi em 2009, estava com viagem pronta para Portugal. O objetivo era visitar minha amiga Joana que mora por lá há anos e passar 20 maravilhosos dias em sua companhia, desbravando o país. Só que 1 semana antes (sim!!!!), ela teve um imprevisto e teve de vir ao Brasil ter com seus pais. Resultado: tive que ir sozinha! Meus pais quase deram a luz, mas eu não poderia simplesmente cancelar a viagem 1 semana antes! E nem era uma questão financeira (que, claro, também deve ser levada em consideração), mas eu estava empolgadíssima e acho que teria um troço se não fosse. Fui! Minha amiga me deu a chave e eu fiquei hospedada na casa dela (menos mal).
Na primeira semana, eu me senti muito mal. Nada estava dando certo, eu me sentia sozinha, chegava a ficar 20 minutos por dia com meus pais no telefone, só para conversar com alguém! Na segunda semana, a coisa mudou, eu já estava totalmente ambientada e amando cada vez mais aquele país. O povo é ótimo, super hospitaleiro, a comida é incrível e é tudo muito barato. Na última semana, eu nem queria voltar pra casa, rs!!!! Fiquei super deprê de ter de voltar para a realidade.

E o saldo da viagem foi: eu certamente não teria desbravado o país e aproveitado tanto se tivesse com uma companhia (eu sou do tipo doida que quer aproveitar as viagens ao máximo e praticamente nem durmo), meu crescimento pessoal e autodescobrimento foram impressionantes e eu me tornei, definitivamente, uma pessoa melhor. Foi uma viagem divisor de águas, sem dúvida. Sabe quando você sente que se tornou uma adulta? Foi assim.

Desde então, eu descobri que curto muito viajar sozinha e não ligo se não tiver companhia para as minhas aventuras. Após Portugal, fui para a Argentina com meu irmão – apesar da companhia, eu tomei as rédeas e organizei tudo -, fui para o Chile duas vezes e para NY também duas vezes. Apesar de ter companhia em NY, pois tenho um casal de amigos que mora por lá, nos víamos apenas em algumas noites e aos finais de semana, de modo que eu passei a maior parte das viagens sozinha.
E agora, felicíssima e ansiosíssima para a minha próxima aventura, que será em agosto para um destino maravilhoso! Estou muito ansiosa por isso e, claro, o Projeto Consumo Zero tem tudo a ver com essa situação. E voltando ao real assunto desse post, gostaria de convidar a todos a experimentarem viajar sozinhos. Pode parecer um pouco assustador no início, afinal de contas, temos de pensar em tudo e, se algo der errado, não temos ninguém para nos ajudar, mas é aí que mora a beleza da coisa! 

Você ter de se virar e passar por situações nem sempre fáceis e tranquilas, mas que contribuem IMENSAMENTE para o crescimento pessoal e sempre geram histórias de viagem. E a liberdade é a melhor parte! Você acorda e faz o que quer, come o que quer (se quiser), vai para onde quiser (se quiser)... e acaba fazendo coisas e conhecendo lugares que jamais esperava, além de conhecer gente diferente e a cultura local....sério, vocês têm de experimentar.

De vez em quando eu vou vir aqui falar um pouquinho sobre viagens. Como eu me organizo, como me viro sozinha, e assim por diante. Esse blog não é só sobre cosméticos e maquiagens, é sobre várias coisas e outras mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário