terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

SADÃO DE LIVROS DO MÊS - FEVEREIRO


Nesse mês que passou eu li muito pouco (em termos de quantidade de livros). Foi um mês mais curto, mas também foi um mês em que eu me peguei lutando para terminar o livro líder, o qual eu tinha grandes esperanças de que fosse amar e se mostrar um livro incrível, mas a verdade é que eu não curti. E como eu estou no segundo mês intruncado por conta de um livro líder e como o do próximo mês seria Ana Karenina, que também promete ser uma leitura difícil, eu decidi que não haverá livro líder para março. Vou pegar algumas leituras que estão separadas desde janeiro – Harry Potter, As Brumas de Avalon e outras igualmente leves e gostosas – e vou tentar fazer de março um mês com 6 ou 7 leituras.




- O Vermelho e o Negro (Standhal): trata-se de um clássico, mas confesso que não sabia do que se tratava até começar a lê-lo. Imaginava que o enredo tivesse alguma ligação com as guerras napoleônicas – pela capa -, mas estava enganada. O protagonista é Julien, um cara que nasceu pobre, não tem berço, mas tem como missão de vida a ascenção social. Ele é absolutamente obcecado com isso! Só que ele se utiliza de métodos pouco ortodoxos para atingir seus objetivos e se apaixona por duas mulheres que não estão exatamente no seu alcance.
- Persuasão (Jane Austen): mais um livro lindo e amado da minha adorada escritora inglesa. Simplesmente não existe nada que essa mulher escreva que não me encante! O cenário é o mesmo de sempre e sim, há uma mocinha e há um mocinho e encontros e desencontros, e fofocas, e um meio socialmente podre e todo o resto de sempre. Mas, a protagonista não vem de uma família querida como a maioria dos romances da autora e ela tem de lutar sozinha contra as adversidades de seu meio.
- O Alforje (Bahiyyih Nakhjavani): que livro lindo, super diferente e incrível. Sem qualquer sombra de dúvidas, o melhor livro da TAG até hoje e o mais bem feito também. A escritora é iraniana e ela nos leva para o meio do deserto do oriente médio. Nos relata uma situação, que, resumidamente, consiste numa caravana que tem como objetivo levar uma noiva até o seu prometido e no meio do caminho rola um assalto. Mas, cada capítulo contará a mesma história sob o ponto de vista de um membro distinto, seja da caravana, seja dos bandidos. É incrível!!!
- Conversando com Mrs. Dalloway: A Inspiração por Trás dos Grandes Livros de Todos os Tempos (Celia Blue Johnson): o nome é autoexplicativo! Trata-se de um livro que nos remeterá à origem dos livros mais célebres já escritos. Ele nos contará curiosidades sobre clássicos, como foram escritos, o contexto, como foi que seus autores tiveram as inspirações, etc. Confesso que a leitura ficou pela metade, não completei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário