domingo, 3 de julho de 2016

DIÁRIO DE VIAGEM - DIA 14 - BERLIN - CHARLOTTEMBURG, FEIRINHA DE ANTIGUIDADES E FREDDIE MERCURY

E chegamos ao último post da viagem, finalmente! Eu ainda passei o dia seguinte em Berlin, mas foi um dia complicado, com conexões, sem programações culturais ou de passeios e não acho que valha a pena fazer um post sobre isso. Então, vamos colocar esse post como sendo o último dia.

O plano era bastante simples: visitar o castelo de Charlottemburg – que eu achava que ia me tomar o dia todo – e, à noite, jantar na Hard Rock, uma vez que eu havia comprado um voucher aqui do Brasil, por um preço bem camarada, com jantar completo. Esse era o plano inicial, mas conforme vocês verão ao longo desse post, o dia foi cheio de surpresas e são essas surpresas que tornam a viagem completa e muito, mas muito mais especial!
Look 1: calça My Basics, camiseta Zara, cardigã My Basics e casaco Renner
Look 2: calça My Basics, blusa Isabella Giobbi para C&A, cardigã H&M e colar vintage comprado em Berlin
Bem, como vocês podem imaginar, estava bem frio e eu iria a um lugar aberto. Então, tomei um café da manhã reforçado e saí super encapotada do hotel, rumo a esse palácio que fica em Berlin, mas no bairro de Potsdamer, um local um pouco mais distante e periférico, mas que é bem tranquilo de chegar por meio de transporte público. E como os jardins de castelo são abertos e você não tem que pagar nada para visitá-los, e nem aguardar algum tipo de horário de abertura, como de costume saí bem cedo e fui aproveitar meu último dia.

Apenas fazendo um parênteses para falar um pouquinho sobre esse lugar tão lindo, trata-se do maior palácio de Berlin, foi construído em meados de 1690 para servir como residência de veraneio da rainha da então Prússia, Sophie Charlotte – daí o nome! Como todos os palácios da Europa, ele tinha um projeto original, baseado no Palácio de Versailles, mas foi aumentando e introduzindo alas ao longo dos anos – os puxadinhos, rs! Durante a Segunda Guerra o palácio foi muito danificado, mas os alemães são muito incríveis e, tal qual a maioria dos monumentos do país, foi inteiramente restaurado e hoje abriga um museu muito maravilhoso.
café da manhã maravilhoso e almoço incrível que vou falar mais adiante
Bem, no entorno do palácio, você encontra um jardim imenso e impecavelmente bem cuidado, daqueles que te deixam de boca aberta e com vontade de tirar 1 milhão de fotos – claro que me acabei nele! E mais ao redor, há uma espécie de parque, com mata mais fechada, lagoas, pontes e muitas surpresas. Apesar de estar frio e chovendo, é um local muito utilizado pelos residentes para cooper e prática de esportes, então, estava muito cheio de gente.

Comecei pela frente e me dispus a visitar o restante após a visita ao palácio em si. E o perrengue começou logo de cara, com uma chuva inesperada e muito forte. Eu estava no meio do jardim quando ela começou e não tinha como me proteger, a não ser pela copa das árvores. Felizmente, passou logo e para evitar ser pega de surpresa novamente, segui para o palácio.
chegando no palácio
E nesse momento, outro perrengue: o ingresso que eu havia comprado no Brasil dava direito apenas ao palácio principal – que é divino – e não às demais construções. E como tudo na Alemanha é muito confuso, não consegui comprar os demais ingressos separados e acabei tendo de admirar essa parte apenas por fora. Fiquei muito chateada e já começava a achar que o dia seria de desapontamentos.

“Aluguei” um áudio guide e fui me divertir no palácio que é apenas maravilhoso, impressionante e divino. Não há palavras para descrever esses lugares tão incríveis construídos pela nobreza da época. Saindo de lá, dei uma volta pelo parque e passei por todos os monumentos, ainda que não tenha conseguido entrar em razão da falta de ingresso. Para quem estiver interessado, as atrações são: Altes Schloss (Palácio Antigo), Neuer Pavillon (Pavilhão Novo), Belvedere e Mausoléu, onde está enterrada, dentre outros, a própria Rainha Sophie Charlotte.
jardins

e mais um pouco
Ao contrário das minhas expectativas, lá pelas 13hs eu já havia visto tudo e não havia mais nada o que pudesse fazer. Fiquei um pouco desapontada porque, aparentemente, meu dia seria um pouco mixuruca. Ledo engano! Logo na saída do palácio, me deparei com um restaurantezinho charmoso e, como era o último dia, nem liguei para o preço e logo sentei e pedi um prato quentinho para afastar o frio.

E quando chegou... foi uma das maiores iguarias que já experimentei na vida. Escrevendo esse post, eu sinto o gostinho daquele macarrão delicioso! Não me lembro com detalhes dos ingredientes, mas era um nhoque de batata com canela, rúcula, abóbora, tomatinhos... era um mix de doce com salgado, devidamente equilibrado... uma delicia!!! E o restaurante, cujo nome não me lembro, ficava num casarão reformado, que provavelmente pertenceu ao palácio nos tempos áureos.
e mais do palácio

rios, lagos...
E andando mais um pouco, cheguei na maior surpresa da viagem! Na frente do palácio estava rolando uma imensa feira de antiguidades e, pasmem, todas as lojas no entorno eram de antiquários e brechós. Imaginem se eu não surtei com isso!!! Eu que adoro antiguidades!!!! Bem, acabei passando a tarde nesse lugar, entrei e saí de todas as lojas, enlouqueci com toda disponibilidade de produtos e acabei consumindo dois colares e um par de fivelas. Vou dizer que se eu houvesse me deparado com essa feira no início da viagem, provavelmente teria gasto todos os meus preciosos Euros, rs!!! Se você curte antiguidades, sejam móveis, louças, acessórios, roupas, discos, o que for... vá para essa feirinha, que acontece aos finais de semana em frente ao Palácio de Charlottemburg.
depois da chuva, o sol!
Seguindo, voltei para os arredores do hotel, onde tem aquela igreja semi bombardeada que mostrei a vocês no post em que cheguei em Berlin - Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche. Como contei, tal qual vários monumentos e prédios alemães, essa igreja foi intensamente bombardeada durante a Segunda Guerra. Mas, ao contrário dos demais, os alemães resolveram não restaurá-la, para que ela simbolizasse a memória de uma época muito difícil.

Então, por fora, ela é desse jeito que vocês estão vendo nas fotos. Por dentro, a parte da nave está bem acabadinha, mas você consegue ter acesso aos mosaicos e alguma parte da arquitetura originais. Fora que há uma espécie de mini museu e você encontra várias fotos do antes, do durante e da restauração. É bem interessante, pequeno e gratuito. E quanto eu cheguei, estava rolando uma missa. Eu entrei apenas para ver como ficou a parte restaurada, que é pequena e aconteceu apenas para que a igreja pudesse “funcionar” para o fim proposto. E é curioso porque a parte nova é super moderna, eles simplesmente não tentaram reproduzir como era antes ou mesmo dar continuidade ao estilo antigo.
igreja hoje

fotos do pós guerra
a parte azul é o novo e o restante é o que sobrou do original
De lá, fui passear pelos arredores, que foi exatamente por onde cheguei quando desci das estação de trem em Berlin. Haha, ao lado do meu hotel, praticamente, e eu consegui me perder! Primeiro, fui à KaDeWe, que é uma megastore super famosa lá em Berlin e muito chiquetosa. O prédio em si é lindo e comporta diversos andares dos mais variados seguimentos: roupas, calçados, acessórios, cosméticos, maquiagens, etc. E lá em cima, há um mercado MARAVILHOSO e um restaurante com terraço e uma vista incrível da cidade. Acabei comprando algumas guloseimas para a família e seguindo novamente para os arredores da igreja.

Por lá, você se depara com todas as lojas de roupas e lanchonetes possíveis e imagináveis – Benetton, Zara, Forever 21, Uniqlo, dentre outras. Se a ideia é fazer compras, lá é o local. Como era o último dia e estava com tempo, acabei mejogando e comprando váááárias coisas bacanas e úteis! Não fiz compras aleatórias nem carésimas, só coisas úteis e que estou usando muito.
arredores de Charlottemburg e KaDeWe

arredores da igreja
Por fim, fui à Hard Rock Café, que fica por ali e fui atendida não por 1, mas por 2 garçons brasileiros, rs!!! Ernesto e Antonio, um beijo! Me colocaram numa mesa individual no segundo andar de frente para um palco. Não sabia do que se tratava e fui logo comendo meu sanduíche. Daí, a última surpresa maravilhosa de um dia que não prometia nada e acabou se saindo muito melhor do que a encomenda: era aniversário do Freddie Mercury, vocalista do Queen, banda que amo de paixão. E adivinhem? Um Freddie Mercury cover cantou a noite toda no palco que estava bem na minha frente! Foi tão, mas tão legal!!!!!!! Eu jamais imaginaria que pudesse me deparar com uma mega feira de antiguidades e com um show do Freddie cover num único dia. Foi muito especial.
Freddie!!!
Voltei para o hotel já tarde da noite, muito feliz e com aquele sentimento de gratidão por ter conseguido realizar uma viagem tão incrível e com tantas surpresas boas. Espalhei todas as coisas em cima da cama, arrumei minhas malas e fiquei assistindo ao noticiário em alemão, rs! É isso, acabaram os relatos das minhas viagens. Espero que tenham se divertido, assim como eu e vamos ficar no aguardo da próxima!