sexta-feira, 20 de maio de 2016

LIVRO - AS IRMÃS ROMANOV

Como começar essa resenha?? Acho que indo direto ao assunto!!! Como o próprio título já diz, é um livro biográfico sobre as quatro irmãs Romanov que, junto com seus pais e irmão, acabaram assassinadas pelos rebeldes durante a Revolução Russa em 1918. Eu amo histórias de príncipes e monarquias de todos os tipos, épocas e lugares, mas eu tenho um apego todo especial pelos Romanov, talvez pela magia que representam, pela sua notoriedade e pela brutalidade como foram assassinados.

 Sempre tive interesse em saber um pouco mais sobre eles e por isso comecei a ler esse livro. Acabei demorando um pouco para terminá-lo porque eu sabia como a coisa acabaria e acho que não queria chegar no ponto da morte dessa família em que acabei me apegando – a louca, rs!!! Pois bem, vamos lá.

O livro começa fazendo um apanhado geral das monarquias europeias no final do sec. XIX – gente, foi ontem!!!!! – e contando como Nicolau e Alexandra se conheceram e acabaram se casando. Após, o drama da família em gerar um filho homem, com o povo pressionando por um herdeiro do trono, que veio apenas após quatro meninas e com uma doença que mudaria a vida de todos. Em meio disso, as fraquezas dos pais, o superprotecionismo da Alexandra com suas filhas, as incertezas, as insatisfações do povo, mas, sobretudo, passamos a conhecer o dia a dia dessa família que era tão gracinha... 

Sério, não sei dizer se o Nicolau II era competente como estadista, mas a família era muito religiosa, muito boa, faziam doações, trabalhos voluntários, as meninas eram muito educadas, tratavam todos de igual para igual... Sério, eram pessoas muito queridas e você vai se apaixonando por elas ao longo do livro, além de ir conhecendo personagens emblemáticos, como Rasputin, que é muito diferente daquilo que a história o descreveu.

Se vocês gostam de história, querem saber um pouco mais sobre essa família maravilhosa, sobre a Rússia ou mesmo apenas conhecer um pouco mais da época, dos costumes e das monarquias europeias, recomendo demais porque a riqueza de detalhes é absurda. E eu duvido vocês não se apaixonarem pelos Romanov. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário