sexta-feira, 27 de maio de 2016

DIÁRIO DE VIAGEM - DIA 12 - BERLIN - ILHA DOS MUSEUS

Mais um dia de Berlin e um dia muito frio e chuvoso. Eu cheguei a comentar por aqui que não estava esperando muito frio por lá, apesar de estar chegando o outono e, até Berlin, a temperatura não havia me decepcionado. Na mala, levei apenas 2 leggings, algumas meias, dois cardigãs e um casaco que é mais decorativo do que quentinho. E com o frio que estava fazendo na cidade, mesmo tendo colocado todas essas coisas juntas ao mesmo tempo (sim, eu fiz isso), ainda não era o suficiente.

Essa situação, aliada com os remédios que eu estava tomando por conta das minhas dores no joelho e no dedo do pé - final de viagem feelings -, meio que tava me dando até preguiça de sair do hotel. Mas, firme e forte, eu catei um ônibus, fui até Alexander Platz e comprei um casacão quentinho! Foi uma das melhores compras da viagem. 
Look do dia sem o casaco: camiseta Zara, bolero comprado em Munique e calça My Basics
Já mais feliz, porque com frio eu sou insuportável, segui para o meu destino do dia, que era a Ilha dos Museus. Se você, assim como eu, acha que o lugar é, literalmente, uma ilha com diversos museus... não, amiga, não é isso. E se você, assim como eu, acha que o lugar fica afastado e você tem de pegar algum tipo de barquinho... não, também não é o caso.

Trata-se apenas de um lugar no meio da avenida principal de Berlin, a Unter den Linden - falei dela no último post -, bem perto da catedral, onde você encontra 5 museus incríveis, cujas entradas poderão ser compradas separadas ou um único ingresso para todos. Aqui eu estou colocando um link, para quem estiver interessado, de como funciona o negócio todo e os horários. Eu havia escolhido uma quinta-feira para visitar os museus porque é o dia em que eles ficam abertos até as 22 hs. Claro que eu não aguentei ficar por lá até essa hora, mas acho bom saber que eu tenho esse tempo. 
foto emprestada do site - http://simplesmenteberlim.com/wp-content/uploads/2012/08/IlhaDosMuseus_Mapa.jpg
museus por fora


Eu não tinha a intenção de visitar todos os cinco museus - um deles estava em reformas - porque eu acho que é muito cansativo e acaba ficando pouco proveitoso. Assim, escolhi 3, mas desses três, selecionei o de maior interesse para começar. E foi o Altes Museun, que abriga uma coleção de arte romana e etrusca. Ele é o museu mais antigo da ilha (altes significa antigo) e foi construído entre 1823 e 1830 para abrigar a coleção de arte da família real. Aliás, esses museus todos são muito maravilhosos também por fora, a própria arquitetura, e rendem muitas fotos. 
Roma antiga
e mais um pouco
De lá, segui para o Pergamon, onde peguei uma fila considerável para entrar, mas valeu muito a pena porque logo no início já me deparei com um imenso portão da Babilônia do séc. VI a. C. Gente, vocês têm idéia do que é isso??? É muita história num lugar só, é muito antigo, é muito lindo... confesso que fiquei mini emocionada e tirei 900 fotos. E logo atrás dessa coisa divina, quando você acha que já passou mal o suficiente, há uma estrutura imensa de um Mercado de Mileto, originário da Roma Antiga. Ele tem 16m de altura e data de 120 d. C. Sério, só por esses dois elementos, eu já poderia voltar para São Paulo mais feliz. É muito especial! Depois eu fiquei sabendo que ele é o museu mais visitado de Berlin - daí as filas - e é o mais novo da ilha, tendo sido construído no início do século passado.
momento emoção na Babilônia - foto tirada por brasileiros! Ah, esse foi o casaco comprado.
Mercado de Mileto
mais um pouco de coisas impressionantes
e só mais um pouquinho!
Bem, morrendo de fome, como sempre, saí do museu e fui procurar comida que acabou sendo o famoso pão com linguiça. No começo da viagem eu só queria comer isso, no final, já estava me dando enjoos!!! De estômago cheio, segui para o meu último museu do dia, o Neus Museun (neus = novo), que abriga uma boa coleção de arte egípcia. Veja bem, eu amo coisas do Egito e estava muito empolgada para esse museu, mas como eu já havia visto muita coisa no Metropolitan em NY - que quando aconteceu também me emocionou muito - optei por deixar esse museu para o final. Lá você encontra muitas estátuas, sarcófagos, pergaminhos e o principal do local: o maravilhoso busto de Nefertiti, que foi o segundo momento de mini emoção do meu dia. Infelizmente, não é permitido tirar foto, então eu vou ficar devendo. 
agora um pouquinho do Egito
eu piro com sarcófagos
Já no final do dia, eu confesso que estava querendo uma cama e nada mais, porque eu vou falar que ficar dentro de museus o dia todo é absurdamente cansativo. É muita informação para processar, muitos quilômetros para caminhar... enfim, é maravilhoso, mas cansativo. Saí de lá umas 16hs, peguei o ônibus em direção ao hotel, mas parei no meio do caminho, na Kaiser-Wilhelm Gedächtniskirch. Gostaram do nome??? Para quem vem acompanhando os posts da viagem, é aquela igreja que foi destruída durante a guerra, com a qual me deparei logo que pisei em Berlin. O bacana é que, ao contrário dos demais monumentos, os alemães não quiseram reconstruir essa igreja, justamente para que as pessoas se lembrassem do que aconteceu. Por dentro ela é linda e vale a visita. 
igreja por fora
o que sobrou do original
foto de 1953, após o bombardeio e à direita, a capela nova 
Saí de lá, fui explorar as redondezas que tem lojas incríveis e voltei para o hotel já bem tarde. Vou falar dessa região em outro post. No próximo, Alemanha Oriental e mais história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário