terça-feira, 17 de maio de 2016

DOCUMENTÁRIO - THE SEPTEMBER ISSUE

Andei assistindo a alguns documentários nos últimos tempos e esse foi um dos que eu mais gostei. Ele mostra, resumidamente, os bastidores da criação de uma das edições de setembro da Revista Vogue Americana. A edição de setembro, para quem não sabe, é a mais importante do ano e sempre a mais “gordinha”, porque é nessa época que acontece a transição no mundo da moda, quando ficamos sabendo das tendências que estão por vir, do que será cool na próxima temporada, do que estará fora, resumindo, é janeiro no mundo da moda! 

E o que eu achei muito interessante foi que o documentário mostra a coisa da seleção de roupas, das reuniões, das fotos, da escolha das modelos, do contato com os fotógrafos e aquela discussão do que fica bem, do que não fica e tals. Eu sempre quis saber essas coisas e acho que o documentário é bastante esclarecedor.

Por outro lado, ele foca muito na Anna Wintour, a diretora icônica da revista, famosérrima, presente em todos os lugares. E aí foi uma surpresa interessante porque eu sabia que ela era super poderosa e muito influente, mas acho que não sabia da abrangência dela no meio da moda. E com o documentário, descobrimos que ela é apenas “A” imperatriz, é ela quem dita a moda, ela que resolve o que estaremos usando, o que vai pra passarela, o que não vai, o que funciona e o que não funciona. 

Ela se reúne com ícones como Oscar de La Renta (o documentário acho que é de 2007), Karl Lagerfeld dentre outros “monstros” e ela dá uma olhadinha nas roupas antes dos desfiles e dá um baita pitaco do tipo “muita coisa, tira metade” ou “essa roupa é péssima, não coloca no desfile” ou ainda “tá monocromático, não tem cor??”. E o que ela diz é lei! Por outro lado, o documentário mostra também “humanizado” dela, como mãe, como colaboradora e incentivadora de novos estilistas, etc.

Sério, bem interessante para quem gosta de moda e, principalmente, para quem é leitor da Vogue. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário