sábado, 19 de setembro de 2015

DIÁRIO DE VIAGEM - DIA 01 - FRANKFURT

look do dia. Camiseta Zara, short GAP 
Do Brasil para a Alemanha só há voos diretos para Frankfurt, por isso, foi o meu destino e, apesar de não achar que a cidade ofereça grandes atrativos, resolvi ficar por lá uns dois dias. Quando cheguei, era um domingo e, como já haviam me falado, estava tudo fechado. Não havia loja alguma aberta, não havia quase restaurantes, atrações... Tudo fechado! Então, se você for para a Alemanha, já sabe que é um dia interessante para reservar para museus ou passeios que não demandem compras, ou um giro pela cidade.


Do aeroporto, há metrô para qualquer canto da cidade. Claro que no primeiro dia tudo é complicado, principalmente porque não há mapas nos metrôs, nos aeroportos ou na estações de trem - e isso aconteceu com todas as cidades por lá. Daí que o boca a boca tem que entrar em cena e o negocio é perguntar mesmo. O bacana é que quase todos os alemães falam inglês e mesmo aqueles que não falam, fazem de tudo para tentar te ajudar. Bem, fui parar na estação central da cidade e de lá, peguei uma espécie de metrô-bonde, super ótimo e que me deixou na porta do hotel.
adorei essa foto
O hotel era péssimo, já fiz uma resenha bem negativa no Tripadvisor, mas, pelo menos, era muito bem localizado: ao lado do Zoo e bem perto da Rua Zeil que é uma espécie de calçadão giga cheio de lojas ótimas. E essa região também fica bem próxima das praças bonitinhas, igrejas maravilhosas e todas as atrações turísticas oferecidas por Frankfurt. 
oiê!
detalhes da arquitetura
Minha primeira impressão da cidade foi bastante boa. Frankfurt tem tem muitos contrastes, tanto arquitetônicos quanto culturais, o novo e o antigo convivem juntos na arquitetura, quase lado a lado. Há muitos turistas, mas também muitos imigrantes, principalmente árabes. Também há muitos mendigos, o que me deixou bastante surpresa, de alguma forma. Mas, não achei uma cidade perigosa, pelo contrário, me senti bastante tranquila por lá, caminhei bem, sem ficar apavorada com meus pertences ou comigo mesma. 
Shopping Zeil, super moderno
Como não havia lojas nem nada, aproveitei o dia para entrar nas igrejas e ir a todos os locais históricos. Estava bem quente, mas eu fiz tudo a pé e deu muito certo. Comecei descendo na estação Alter Oper, que fica bem na frente do prédio que leva o mesmo nome e, como o próprio nome já diz, é onde funcionava a antiga opera local. O prédio é maravilhoso e foi construído em 1872 e, como a maioria das coisas na Alemanha, foi destruído durante a guerra e reconstruído depois. 

Na frente da Alter Oper há uma praça, onde as crianças brincavam e onde aproveitei para comer meu primeiro pão com wurst, a linguiça local. Bem deliciosa. Segui para os demais pontos, passando pela Escheheimer Turm, Börse e fui parar na Römerber, que é a pracinha "cartão postal" da cidade. Vejam essas casinhas maravilhosas... Da vontade de acabar com a memória da máquina, tirando fotos de todos os ângulos. 
Ópera
Lá perto tem algumas igreja incríveis, com destaque para a Kaiserdom, a catedral imperial que foi palco de coroações de reis germânicos e construída em 1300. A igreja impressiona tanto por fora quanto por dentro. Seguindo, tem a Alte Nikolaikirche, igreja de São Nicolau, construída em 1200 e poucos. Vocês estão sentindo a idade dos lugares, né??? A Paulkirche também fica próxima e data de 1783, é mais novinha!! O legal de Frankfurt é que você vai olhando para o alto e vendo telhados de igrejas e isso se torna seu mapa... Você simplesmente segue esses telhados e vai descobrindo becos, praças e lugares incríveis. 
Kaiser Dom
de outro ângulo
De lá, já exausta - lembrando que eu havia "dormido" em um avião e transportado a minha mala até o hotel, e lembrando também que estava muito quente - segui para o Rio Main, que é muito bonito e também contribuiu com ótimas fotos. Por lá, há a Leonardkirche, do séc. XIII. Olha, devo ter entrado em outras igrejas e descoberto milhões de lugares, mas realmente não me lembro do nome de tudo. Algumas coisas foram registradas por fotografias e outras, simplesmente ficaram guardadas na memória pra sempre! 
Paulkirche

Nenhum comentário:

Postar um comentário