quarta-feira, 2 de setembro de 2015

COMPRAS X CARTÃO DE CRÉDITO


Fazer compras é muito bom. Ter aquela peça nova no armário, com infinitas possibilidades, se imaginar dentro dela, no trabalho, na festa, no finde. O trabalho fica até mais interessante quando estamos com uma roupa nova. Mas a novidade acaba e na semana seguinte, essa mesma peça de roupa nem parece tão interessante assim, perdeu o seu brilho inaugural e nos vimos diante da vontade de consumir uma nova peça, para ter aquela sensação inicial novamente. Quem nunca se sentiu assim? Principalmente quando não estamos bem ou quando estamos ansiosas, a compra de uma roupa nova (ou um sapato, um acessório, que seja), parece o jeito mais imediatista de nos alegrar, de trazer algo bom no nosso dia.

Só que essas coisas custam dinheiro e, por mais que as lojas ofereçam aquela palavrinha mágica que tanto amamos – parcelamento -, no final do mês chega a conta! E quando a conta chega, toda aquela alegria que atingimos durante o processo da compra e do uso do produto novo, viram um pesadelo! Vocês já experimentaram somar aquelas parcelinhas do mês? Claro, porque de R$ 30,00 em R$ 30,00 – valor que parecia muito atraente no início, porque super dilui o preço daquele produto -, acabamos atingindo um valor inimaginável que, obviamente, fará uma grande diferença no orçamento do mês. E posso falar? Não há alegria maior do que chegar no final do mês e falar “caramba, reduzi absurdamente o valor da fatura do cartão de crédito”. Esse sentimento é ainda melhor do que o prazer de comprar uma roupa nova.

Estou filosófica hoje, né? Hahah. Claro que a filosofia toda tem uma razão, que é o meu descontrole por compras. Lógico que eu melhorei MUITO desde que o projeto começou, mas ainda não é o ideal. E eu sei que não é o ideal justamente quando chega a fatura do cartão de crédito no final do mês!!! Daí eu estive vendo meu armário e cheguei a algumas conclusões meio assustadoras. Eu sou absolutamente enlouquecida por saias, é sempre o primeiro ítem que procuro quando vou a uma loja ou quando faço compras online. E eu notei que há saias no meu guarda-roupa que eu sequer usei, porque estou aguardando a ocasião (três, ao todo) e outras que eu uso ocasionalmente, ou porque são de inverno, ou porque são muito chamativas e eu tenho de dar um tempo antes de usá-las de novo, etc. Ou seja: pra que eu vou comprar mais saias, quando tenho saias que sequer foram usadas ainda!!!!????

Mesma coisa vestidos. Eu até acho que, para o verão, seria conveniente comprar uns 2 vestidos para trabalhar, desses mais básicos, porque sei que vou usá-los muito. Mas para sair, eu tenho uns 8 vestidos, sendo que um deles eu preciso reformar, e eu acho que uso sempre uns 2 apenas! Camisas e blusas, há várias que estão há tempos encostadas no armário, não porque não goste delas, mas porque deixaram de ser as “favoritas do momento”. Eu tenho bolsa que sequer usei!!! E maquiagem???? Meu Deus, não quero pensar nisso!!!

Esse post, apesar de estar sendo publicado apenas hoje, foi escrito antes da viagem – por motivos de... viagem, hahaha – e  eu espero, encarecidamente, conseguir fazer esse raciocínio inclusive durante a trip. Não estou levando muito din din porque não sou rica e porque o valor do Euro está apenas absurdo – feliz de estar indo com quase tudo pago -, e por isso, eu tenho de fazer bom uso do din din e comprar apenas lembranças de viagem, que tanto gosto, e coisas que sei que vou usar muito depois e não vão simplesmente ficar dando sopa no armário. Eu acho que se realmente me pautasse por produtos que uso mesmo, que realmente fizeram jus ao din din cobrado, eu me desfaria de, ao menos, metade do meu armário!!

Eu vou deixar esse post guardadinho como uma espécie de reflexão eterna, para ser consultado sempre que me der aquela vontade louca de comprar algo, para satisfação de uma necessidade imediata, para que ele possa sempre me lembrar de que eu tenho necessidades mediatas e que, apesar de elas acontecerem a longo prazo, elas sempre chegam e se eu tiver conseguido me segurar até aquele momento, serei uma pessoa mais feliz e a minha satisfação, muito maior!!! Quando voltar de viagem conto a vocês o que comprei – espero que as compras caibam num post simples!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário