quarta-feira, 30 de maio de 2018

SALDÃO DE LIVROS DO MÊS - MAIO

Nesse mês de maio, tiveram alguns livros que eu comecei e terminei, mas também alguns cuja leitura ainda não consegui finalizar. Por conta disso, vou dividir o post entre os terminados e os pendentes. No mais, foi um mês bastante produtivo, apesar de os dois livros da TAG terem se mostrado muito chatos e a leitura de ambos ter sido quase obrigatória. Vamos dar uma olhada?


- O Segredo de Helena (Lucinda Riley): livro lido em poucas sentadas, como acontece com todos dessa mulher maravilhosa. Não é o melhor livro dela, e nem está entre os melhores, mas é daquelas leituras que a gente não consegue largar porque a escrita é muito fluida e muito gostosa e os personagens, como sempre, muito carismáticos. Helena é uma mulher inglesa que guarda uma série de segredos. Ela herda uma residência no Chipre e leva a família toda e mais uma série de agregados para passarem as férias por lá, o que, na teoria, seria uma delícia. Mas, essas férias vão acabar se tornando muito reveladoras, uma vez que nelas, os segredos de Helena estarão ameaçados e poderão vir à tona.
- As Brumas de Avalon – A Grande Rainha (Marion Zimmer Bradley): segundo livro da saga maravilhosa que amo e estou relendo. E é curioso porque eu realmente não me lembro muito bem da história, de modo que, para mim, parece a primeira leitura. Esse segundo livro foca em Morgana e Guinevere. A primeira está praticamente perdida, num mundo distante e alheia a tudo o que está acontecendo no reino e a todos que estão ao seu redor. Ela resolveu, por esse período, se isolar e isso acabou trazendo alguns prejuízos a Avalon. E com Morgana longe, Guinevere acaba tendo um domínio maior sobre os homens da corte, principalmente Lancelote e Arthur.
- A Abadia de Northanger (Jane Austen): meu último livro de uma das minhas escritoras favoritas. Esse não é dos melhores dela, mas eu achei o mais diferentão e mais moderninho. Nele, a personagem principal, Catherine Morland, já com seus 16 ou 17 anos, vai passar uma temporada em Bath para ser apresentada à sociedade e conhecer pessoas. Por lá, acaba conhecendo duas famílias, os Thorpe e os Tilney. Com os primeiros, ela trava uma amizade grande e verdadeira com Isabella e com relação aos Tilney, ela acaba se apaixonando por Henry logo na primeira dança. Só que nesse livro, as pessoas não são exatamente quem pensamos que sejam e o legal é que o leitor vai acompanhando o crescimento da protagonista.
- Stalker – TAG Inéditos (Tarryn Fisher): esse livro começou muito interessante e da metade para frente tudo desandou. Era daqueles livros que tinham um grande potencial, mas a autora se perdeu ou foi por um caminho que, pelo menos a mim, não agradou. Fig é uma mulher ultra problemática. Ela perdeu um bebe e, desde então, não só culpa a todos, como passa a perseguir crianças pelas ruas. Até que ela se apega a Mercy e, acreditando piamente que aquela garotinha é sua filha, passa a perseguir a família, situação que só vai piorando ao longo do livro. Vamos percebendo que Fig quer a vida da mãe da garotinha e essa situação vai meio que sufocando o leitor. Só que, em determinado momento, o livro passa a contar a história sob o ponto de vista do marido e da mulher e o leitor vai percebendo que, em verdade, eles estavam cientes de toda essa situação, o que torna tudo menos assustador.
- Tempo de migrar para o norte – TAG Curadoria (Tayeb Saleh): esse foi um dos livros da TAG que menos gostei na vida e, certamente, foi o pior do ano. O livro é chato demais e, honestamente, estou até agora achando que não entendi nada!!! Ele se passa no Sudão e o objetivo é mostrar ao leitor que existem dois pontos de vista e dois mundos diferentes na região: o daqueles que acreditam na soberania do país e o daqueles que migram para a Inglaterra, onde vão para estudar, mas depois acabam retornando. E fica essa coisa da discussão do estrangeirismo no país. Só que eu achei tudo muito confuso e chato!
Leituras em andamento
- Harry Potter e As Relíquias da Morte (J. K. Rowling): ah, como eu amo essa série! Fico triste que esse seja o último livro!! Comecei a ler no final do mês, a leitura ainda está em andamento, mas fluindo deliciosamente!! Nesse volume, Harry, Rony e Hermione estão sozinhos no mundo, na missão de encontrar as Horcruxes e as Relíquias da Morte para fazerem frente ao Lord Voldermort, que está cada vez mais forte.
- Ressurreição (Machado de Assis): comprei um box com os principais contos e histórias do autor e estou muito animada a ler tudo. O que eu fico mais impressionada é como ele escreve bem e como é bonito o texto, é como ler Carlos Heitor Cony... quase poético! Mas esse livro em si é um pouco chato, uma coisa meio Jane Austen, no qual o leitor apenas acompanha como funcionava a sociedade na época, a questão dos bailes, das amizades, dos casamentos, e tal. O livro é curtinho e eu estou à espera de uma reviravolta!
- Um gato entre os Pombos (Agatha Christie): eu tinha deixado os livros da autora meio que de lado, mas esse mês voltei para o foco! Esse livro está se mostrando bastante interessante, porque se passa em dois momentos diferentes: no Marrocos, onde está rolando uma guerra – acho que é a Guerra do Rife – e numa escola inglesa de classe alta. Por enquanto, temos um tesouro real perdido e um assassinato. Ainda não sei o que vai rolar porque estou no meio do caminho.

Também sigo lendo It do Stephen King, mas eu li tão pouco esse mês que nem vale a pena colocar por aqui, apesar de ele ter aparecido na foto. No próximo mês, portanto, seguirei nas leituras em andamento, lerei os dois livros da TAG e vou escolher mais alguns volumes da minha prateleira, porque ela está cheia de livros a serem livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário