quinta-feira, 10 de maio de 2018

LIVRO - DEVOÇÃO

Esse livrinho pequeno com 124 páginas, dentre elas algumas fotos, veio de brinde junto com o Só Garotos, o livro da TAG de março. Ele também foi escrito pela Pat Smith e acabei achando-o, de certa forma, bastante interessante. O li em duas tacadas, quando estava esperando ser atendida pelo dentista e quando esperava minha audiência em Ibiúna.


E ele conta com duas partes. A primeira delas, que foi a que mais prendeu a minha atenção, é um relato da autora, uma espécie de diário de uma viagem que ela fez a Paris. Ela traz detalhes sobre seus pensamentos durante o período e demais situações que acabaram lhe inspirando a escrever Devoção, que é o livrinho propriamente dito. Ela menciona alguns pontos de Paris que me deixaram saudosista e, por fim, traz um pouquinho de sua experiência na residência de Camus, a convite de sua própria família.
Na segunda parte, temos o livro Devoção propriamente dito, que é um pouco soturno, a exemplo da própria vida da autora. Ele nos remeterá a alguma região russa, na qual existe uma garota que ama patinar. Sua grande paixão é essa e ela anseia pelo inverno para poder ir ao lago próximo a sua casa deslizar lindamente. A garota é criada por sua tia, já que seus pais, perseguidos políticos, confiaram a filha a seus cuidados. Mas a tia, que é nova, quer ter sua vida própria e, quando a garota completa 16 anos, ela simplesmente se vai, deixando a sobrinha à própria sorte.
Mas, com seus patins, a garota não pensa em mais nada. Um belo dia, um homem aparece na beira do lado e passa a observar seus movimentos. Com plateia, a garota se mostra ainda mais exibida e pronta a desempenhar sua melhore performance. Esse homem misterioso, no fim das contas, vai leva-la a sua casa e tornar-se amante e mecenas. Ele incentivará a patinação da garota, com a contratação de uma treinadora e fornecimento de toda papelada necessária para que ela possa ser inserida no cenário mundial de competições. Mas, nem, tudo são flores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário