quarta-feira, 6 de abril de 2016

PROJETO MATE A BECKY BLOOM QUE EXISTE EM VOCÊ - CONSIDERAÇÕES

Uma das coisas importantes quanto se pretende começar a economizar e fazer uma espécie de reeducação consumerista, é analisar os próprios gastos. Isso não é uma coisa que eu descobri, mas é algo que é meio que pregado por todos os entendidos na área, principalmente os que lidam com economia “feminina”. Daí, detectando os pontos fracos, a gente tem que considerar se aqueles gastos são realmente necessários e, caso não o sejam, partir para o ataque, cortando geral! Por exemplo, eu gasto MUITO com farmácia. 

E não é só com remédios (eu meio que compro remédio pra família toda, não só pra mim), mas também com cosméticos e produtos de higiene. Claro que não podemos cortar o desodorante ou a pasta de dente, por exemplo. Mas, será que aquela marca mais cara que eu estou comprando é tão incrível assim que não possa ser substituída por uma mais barata? E água termal (sério, sou viciada), ela é cara.... será que eu realmente preciso?
São perguntas que temos de fazer porque às vezes pensamos “poxa, não comprei nenhuma peça de roupa esse mês, nenhuma maquiagem, como é que as contas não estão fechando???” E a resposta pode ser simples, basta que a gente olhe para os nossos próprios gastos. Fazer aquela pesquisa básica que temos preguiça porque toma tempo, pode ser muito importante. Poxa, podemos fazer isso pela internet, com um “clique”, sem sair de casa!!! Tem aqueles sites, Buscapé, por exemplo, que até fazem essa pesquisa por nós! Parece coisa de gente louca e neurótica, mas se você tem que economizar, sacrifícios terão de ser feitos, e que seja na marca do desodorante e não em outra coisa mais importante.
E gente... de 1 em 1 Real, a gente junta sei lá... o dinheirinho daquele batom que tanto queremos. Já pararam pra pensar? São concessões que têm de ser feitas quando temos um objetivo maior em mente. Eu mesma sou ótima pra essas coisas quando tenho um foco mais real, como uma viagem. Eu tiro dinheiro de tudo quanto é canto pra conseguir viajar. Mas, quando o objetivo é simplesmente economizar por economizar, ou tapar um buraco... parece que não tenho forças para o mesmo empenho. 

Não podemos deixar a peteca cair! Vamos prestar atenção em todos os gastos, anotar tudo e no final do mês, olhar bem pra essa lista e fazer uma reflexão profunda, verdadeira. E aquele cafezinho na padaria depois do almoço? Toma em casa, no escritório...Eu gasto muito dinheiro com livros... será que não dá pra pedir emprestado com a amiga, ou comprar em Sebos? São economias verdadeiras que farão diferença no final do mês.
Eu ando comprando muitas coisas em brechós, coisas boas de verdade. Aqui ao lado do escritório onde eu trabalho há uma Casa de Caridade para crianças com câncer e lá eles têm um brechózinho. Muita gente doa roupas e acessórios praticamente novos. Eu comprei um vestido Marc Jacobs por R$ 20,00 no mês passado!!! Com isso, além de ajudar o meu bolso, eu ajudo as crianças, não é mesmo? Já comprei bastante coisa por lá e o legal é que são roupas exclusivas, você nunca verá ninguém igual a você. Já comprei tecidos por lá também e fiz roupa com eles... eu mesma fiz!
E é isso, essas são minhas dicas. Fazer uma lista com seus gastos, analisá-la e pensar o que pode ser mudado. Paralelamente, fazer uma lista de gastos futuros e certos, para que você tenha uma projeção de quanto din din precisará economizar ou, mesmo que não conseguir, evitar comprar coisas naqueles determinados meses em que terá gastos maiores. Dá trabalho, é um pouco chato, mas é eficiente e funciona super bem. Claro que disciplina e autocontrole também deverão ser aplicados nesse processo, nunca se esqueçam. Nossa, quem lê esse texto acha que minhas contas são super saudáveis e meus gastos altamente controlados, rs!!! Eu sou tipo a Becky Bloom quando começa a escrever sobre finanças para uma revista. Na teoria tudo funciona, rs!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário