terça-feira, 19 de abril de 2016

DIÁRIO DE VIAGEM - DIA 11 - BERLIN - PARTE 2 - CENTRÃO

No dia seguinte ao perrengue - vocês viram no post de ontem - eu finalmente pude desfrutar dessa cidade incrível. Tinha muitos planos para ela, 5 dias, e estava pronta. Apenas para constar, o hotel era muito bom, ficava mega super bem localizado, o café da manhã era maravilhoso e estava MUITO frio em Berlin. Não sei se a temperatura mudou em toda Alemanha ou se a cidade, por ser mais ao norte, estava experimentando o outono antes das outras. 
look de frio. Camiseta Zara, Cardigã H&M, casaco militar Renner, echarpe comprada em Wurzburg e legging My Basics. Essa salada estava uma delícia e foi comprada num mercado por um preço super bom. 
Antes de começar a falar desse dia propriamente dito, vou dizer a vocês alguma coisa sobre Berlin: primeiro, o óbvio, ela é uma cidade muito maior do que as outras e por isso, claro, o transporte é mais difícil e tals. Mas, há a opções de metro, ônibus e é tudo muito tranquilo com um mapa na mão. Segundo, é bastante difícil se manter dentro do orçamento por lá, porque tem de tudo, lojas ótimas, muitos souvenires e coisinhas que queremos comprar, mas também porque tudo é pago. Você paga para entrar em igrejas, para para usar o audioguide nos museus... E todo o resto é mais caro. Claro que há mais atrações a serem visitadas, muitos museus e todos eles custam caro. Então, preparem o bolso para essa cidade incrível. 
Parlamento e Memorial Judaico
Pois bem, a ideia era começar o tour histórico-centrão pelo maravilhoso e majestoso Portão de Brandenburgo e de lá, seguir numa reta só, pela Av. Unter den Linden - região conhecida por Mitte - até Alexander Platz. No meio de todo esse caminho há muita coisa a ser vista e eu estava disposta a fazer tudo com calma. 

Começando do começo, o Portão de Brandenburgo é apenas a coisa mais linda que já vi na vida. Eu meio que não sabia o que esperar, além da quantidade absurda de turistas se amontoando para fotos. O lugar é imenso é muito lindo. 
Portão de Brandemburgo
Acabei ficando um tempão admirando o portão, lendo todos os explicativos ao redor, buscando uma boa foto e seguindo pela avenida. Por ali, como já disse, há várias lojinhas maravilhosas de souvenires e você também encontra monumentos, estátuas e a loja maravilhosa da Nívea. Gente, vale a pena o pit stop porque os produtos são baratos, há coisas personalizadas, coisas diferentes e rende presentinhos pra família e prazamiga. De lá, me deparei com algo que não estava nos meus planos (adoro!!!). Um museu imenso, localizado dentro do Zeughaus, em frente ao Alte Kommandantur, o prédio mais antigo da Unter den Linden, construído entre 1695 e 1706 como arsenal.
coisinhas medievais
achei genial essa boneca. O vestidinho abre e dentro vira uma cozinha!
Dentro do Museu Histórico Alemão, estavam rolando duas exposições. Na primeira delas, temporária, rolava uma mostra de como os países ficaram no pós guerra. Por lá, várias fotografias, objetos, depoimentos e histórias de quem passou pelos horrores da Segunda Guerra. Achei muito incrível, muito interessante. Na segunda parte, me deparei com um museu imenso, que contava a história da Alemanha desde os primórdios até hoje e abrangia absolutamente tudo. Havia objetos, roupas, obras de arte, quadros, móveis... Tudo! E confesso a vocês que o lugar começou a me cansar depois de uma determinada hora porque eu realmente não esperava por aquilo. Acabei passando boa parte da manhã por lá.
eu estava na torre do relógio de algum prédio em Bebelplatz, mas não me lembro do nome. A vista de lá de cima era incrível. 
Segui para os arredores, observando os prédios maravilhosos ao longo dessa rua incrível, tirando milhões de fotos, entrando em vaaaaaarias igrejas lindas e acabei me deparando com o Neue Wache! Que é uma construção ao lado Zeughaus, construída entre 1816 e 1818 originalmente como casa dos guardas reais e que, desde 1931, é um memorial em homenagem às vítimas da guerra. O lugar não tem nada, além de um silêncio sepulcral e uma estátua no meio, de uma mãe segurando o filho nos braços. Só que o lugar é absolutamente tocante e traz uma emoção muito forte. 
Neue Wache
Ao lado, fica a Universidade Humboldt, a mais antiga das universidades, fundada em 1810 pelo cientista Wilhelm von Humboldt a pedido do rei Friedrich Wilhelm III. Não há algum passeio ou algo do tipo por lá, mas a fachada é belíssima e na frente, rola uma feirinha de livros e revistas antigas. Mais para o lado oposto da avenida, fica a Bebelplatz, a praça da ópera, onde os nazistas queimaram muitos livros, num grande ato contra os não arianos. Por lá também, está a Catedral St. Hedwig, que foi a primeira igreja católica construída após a Reforma. 
Universidade por fora

por dentro
Catedral St. Hedwig
Bem, se eu for listar todos os lugares que eu fui ao longo da Under de Linden e redondezas e todas as coisas maravilhosas que vi por lá, vou ter que fazer uns 3 posts, rs!! Então, acho que já falei das principais paradas, vamos voltar ao outro lado da avenida, onde tem a Ilha dos Museus, que vai ficar para outro post, porque fui num outro dia, e a Catedral que é simplesmente a coisa mais linda que já vi na vida... Eu tirei tanta foto que a máquina fotográfica quase pediu férias! A Catedral é muito impressionante e já aviso que paga para entrar, mas vale muito a pena! 
catedral
por dentro
mais um pouco
No final do dia, para ser bem honesta, eu meio que não aguentava mais entrar em prédios e museus. Estava com muita dor no joelho, o frio estava cortante e eu sentia que haviam se passado uns 4 dias desde que eu havia saído do hotel pela manhã. Rendeu horrores e eu fiz muito mais do que esperava. Chegando em Alexander Platz, a decepção: um centrão feio, sujo, com muitos mendigos na rua, pessoas esquisitas, paredes pichadas.... Não sei a razão pela qual todo mundo fala tanto desse lugar. Não gostei. Mas há diversos restaurantes e lojas, inclusive a Galerias Kaufhof, que é imensa e incrível. 
vistas maravilhosas

mais um pouco
Acabei indo ao shopping Alexa para usar o banheiro e de lá, já me matando de exaustão, peguei a Linha 100 do ônibus rumo ao hotel. Já estava de noite, não queria ficar andando por aí sozinha e tudo o que eu precisava era de um banho quentinho de banheira, um Dorflex e a cama! Pra completar, meu dedo do pé estava muito esquisito, parecia quebrado. Doía muito, estava meio bobo... A coisa tava preta, rs!!! Final de viagem é sempre uma loucura!
Galeria Kaufhof
Próximo post, meu segundo dia em Berlin e a Ilha dos Museus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário